TURMA CEL FELIPE BORGES DE CASTRO COMEMORA 35 ANOS
Em 1º de março de 1982 um grupo formado por 46 jovens ingressava no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia e formava a turma CEL FELIPE BORGES DE CASTRO, Aspirantes de 1984, que comemora hoje 35 anos.
Atualmente a turma conta com Oficias na Polícia Militar da Bahia (PMBA) e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Destes, 23 Oficiais estão na ativa (21 PMBA e 2 CBMBA), 15 na Reserva Remunerada (14PMBA e 1CBMBA), quatro que exercem função fora da Corporação e quatro que já são falecidos. Dentre os da ativa na PMBA, quatro são Coronéis, 17 Tenentes Coronéis e dois Majores. No CBMBA, um Coronel e um Tenente Coronel.
Fazem parte da turma aniversariante o atual Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Cel. PM Anselmo Alves Brandão e o Ten Cel Edmilson Tavares Santos, que presidiu a Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta, durante o período 2010 a 2016.
Em comemoração será realizada uma missa em ação de graças na Capela Católica da PMBA, localizada na Vila Militar do Bonfim, às 10 horas, desta quinta-feira, 2. Após a celebração religiosa os Oficiais participarão de um almoço de confraternização juntamente com familiares.
Conheça os componentes da turma CEL FELIPE BORGES DE CASTRO:
PATRONO DA TURMA
O Cel Felipe Borges de Castro alistou-se na antiga Força Pública, atual Polícia Militar em 1919, no extinto Esquadrão de Cavalaria. Promovido a Anspeçada, Cabo e Sargento por merecimento. Em 1929 recebeu promoção de 2º Tenente e foi enviado para o Nordeste a fim de paralisar as ações do Grupo de Lampião. Em 1976 escreveu o livro Derrocada do Cangaço no Nordeste.
Realizou diversas atividades na Corporação, entre elas a de Comandante do 5º B.C, da Guarnição da Vila Policial do Bonfim e foi Diretor Comandante da Escola de Preparação de Oficiais. Recebeu várias condecorações como Medalhas de Ouro por Tempo de Serviço, Medalha Comemorativa Feitos Heróicos da Polícia Militar do Estado, Medalha Marechal Hermes, Medalha Marechal Caetano de Farias e Medalha de Ouro do Mérito Policial Militar. O Cel Felipe Borges de Castro faleceu em 17 de julho de 1981.