ENCONTRO DE CAPITÃES E TENENTES, PROMOVIDO PELA FORÇA INVICTA, DISCUTE PROPOSTAS PARA LEI DE PROMOÇÕES
Foi realizado no último sábado, 8, no auditório do Hotel Sol Bahia, o I Encontro de Capitães e Tenentes da Força Invicta. O evento abre um ciclo inovador na história da Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta, pois permite a apresentação e discussão de propostas relacionadas a Lei de Promoções. Para o Presidente da Associação, Maj Elsimar Alcântara, “esse encontro deve ser registrado como um momento novo que não pode e nem deve cair no esquecimento”, afirma.
O evento contou com a participação de Capitães, Tenentes, Aspirantes e Alunos Oficiais de várias regiões da Bahia, como Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, entre outras.
O palestrante do evento e Vice-presidente da Força Invicta, Maj Copérnico Mota, realizou um apanhado histórico e apresentou, aos participantes, como a Lei de Promoções é tratada nos demais Estados brasileiros, como Minas Gerais e São Paulo. O Major discorreu, ainda, sobre os critérios utilizados para promover oficiais e as principais diferenças entre cada um deles.
A apresentação demonstrada no encontro é fruto de estudos realizados de maneira minuciosa, com o objetivo de comprovar que existem maneiras mais criteriosas de promover oficiais e que estão muito além da indicação dos Comandos Gerais.
Após a explanação foi a vez dos Capitães e Tenentes presentes se manifestarem para opinar, questionar e promover uma discussão sobre o tema. Houve muitos elogios pela iniciativa da Força Invicta “é uma postura da Diretoria de aproximação com os associados e temos que estar receptivos para manter o diálogo”, destacou o Cap PM Jalba.
Já o Cap PM Sandro teve a oportunidade de apresentar os anseios dos oficiais subalternos e intermediários, bem como elencar com riqueza de detalhes as necessidades dessa classe de oficiais.
O Primeiro Tenente Rafael pontuou a importância de ouvir todos os associados no que diz respeito a elaboração e decisão das propostas referentes a Lei de Promoção. “Porque não abrir um chamado geral para que nós possamos, também, opinar, contribuir? Estamos falando de algo importante não apenas para um grupo, mas para uma classe inteira”, ressaltou o militar.
De acordo com o Maj Elsimar, o principal objetivo dessas discussões é fomentar mudanças no atual formato da Lei de Promoções. “Não vamos deixar a peteca cair. Espero que os oficiais presentes no evento contribuam e opinem para que, a partir dessas contribuições, a comissão representativa seja montada e possamos elaborar um documento e registrar junto aos órgãos competentes”, destaca o Presidente da Força Invicta.
Ascom Força Invicta