APÓS DOIS ANOS, OFICIAIS MILITARES RECEBEM PROMOÇÃO POST MORTEM
Os oficiais militares Major PM José Carlos Tavares Dórea e o Primeiro Tenente PM Janilton Raimundo Marinho de Melo receberam, na última quarta-feira, 19, a promoção post mortem, para os cargos de Tenente Coronel e Capitão, respectivamente. A ascensão foi divulgada no Diário Oficial do Estado.
As promoções foram frutos de um requerimento da Força Invicta, realizado em dezembro de 2014, ao então Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais, Cel PM Alfredo Braga de Castro.
A solicitação da Força Invicta foi sustentada com base no § 1º do artigo 26 da Lei nº 3.955 de 07 de dezembro de 1981 que estabelece que “o oficial será, também, promovido se, ao falecer, satisfazia as condições de acesso e integrava a faixa dos que concorriam à promoção pelo critério de antiguidade e merecimento”. Ainda segundo o documento, os policiais preenchiam as condições, conforme Boletins Gerais Reservados (BGR) divulgados em agosto e dezembro de 2013.
“Quero parabenizar os familiares dos oficiais pelo reconhecimento do direito, ao mesmo tempo que lamento a falta de celeridade das Instituições competentes, nas decisões de interesse dos Militares Estaduais”, declara o Presidente da Força Invicta, Maj Elsimar Alcântara.
O Presidente destaca ainda que, como representante da Força Invicta, tem buscado as organizações para dialogar. “Nesses seis meses da minha gestão tenho buscado, incessantemente, dialogar com todos os gestores públicos para que o respeito e o empoderamento aos Militares Estaduais sejam fatores predominantes e continuados na Organização”, afirma o Maj Alcântara.
Mortes
O Major PM José Carlos Tavares Dórea faleceu no dia 13 de maio de 2014, após um acidente de carro próximo à cidade de Cabrobó (PE). Na época o oficial era subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Juazeiro.
O Tenente PM Janilton Raimundo Marinho de Melo era lotado na 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Valença, e faleceu vítima de um acidente automobilístico, no município de Ituberá, em 08 de dezembro de 2013.
Fonte: Ascom FI