OFICIAIS QUE INSPIRAM: TC PM FRANCISCO ISSA

Por toda a experiência adquirida durante a sua carreira, o TC PM Francisco Issa é um oficial que realmente inspira a Polícia Militar. Determinado e dedicado ao ofício de trabalhar em prol da Segurança Pública, o Tenente Coronel se destacou pelo relevante trabalho realizado no cumprimento de algumas missões internacionais.

A primeira oportunidade ocorreu em 1995, em Missão de Paz pela ONU, em El Salvador, quando ainda era Capitão, e foi selecionado pelo COTER (Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro) para exercer o cargo de instrutor na Academia Nacional de Segurança Pública, contribuindo para a formação de diversos oficiais de vários países ao ministrar as matérias de: Intervenção Policial, Patrulhamento, Direitos Humanos, Administração Policial, e Armamento e Tiro. Também atuou como Assessor para a estruturação do Instituto Centro Americano de Estudos Superiores de Polícia – CESP, responsável por congregar as Polícias de toda América Central. De acordo com o TC Issa foi uma experiência muito plausível e grandiosa, 3 anos de muito aprendizado.

A segunda missão foi realizada, já na patente de Tenente Coronel, no período de 2011 a 2012, no Haiti, em Missão de Paz da ONU, pela passagem do furacão Mathew. Após passar pelo processo de seleção do COTER, foi convocado a trabalhar no campo de haitianos deslocados, atuando como o responsável pela a proteção das 58 mil famílias, que ali estavam concentradas. O trabalho era realizado com o apoio de vários oficiais de diversos países. Decorridos 3 meses, foi convocado para trabalhar no Serviço de Inteligência na unidade responsável por todos os campos de deslocados do Haiti. Foi um trabalho mais afinco na captura de fugitivos da justiça e traficantes de drogas e armas. Foram 7 meses dedicados a esta unidade, até que foi transferido para a Reipert Unity, unidade ligada ao comandante geral da UNPOL – Polícia das Nações Unidas, onde atuou traduzindo os relatórios da língua francesa para o inglês e, posteriormente, os encaminhavam, diariamente, para a sede da ONU em Newark. Esse trabalho foi desenvolvido durante dois meses, finalizando assim a sua missão no Haiti.

Por mérito, o TC Francisco Issa foi agraciado com a Medalha Comemorativa dos 60 anos da ONU, em virtude do significativo trabalho realizado em Missão de Paz no Haiti, além da Medalha da Academia Nacional de Segurança Pública (ANSP) de El Salvador. Atualmente, comanda a OPM do 11° Batalhão, sediada na cidade de Itaberaba, onde é responsável por desenvolver um excelente trabalho de gestão da segurança pública no âmbito das atribuições constitucionais da Polícia Militar daquela região. Já são 38 anos dedicados à Corporação, com bastante responsabilidade, competência e eficiência. Parabéns ao nosso ilustríssimo associado, TC PM Francisco Issa, por inspirar e ser reconhecido como exemplo de profissional e líder a todos aqueles que o cercam.

RELATED POST

Leave a reply

Login Associado

Convênios

Youtube