ENCONTRO COM O SENADOR MAJ OLIMPIO E O CEL ELIAS MILER DEBATE O SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES ESTADUAIS
A Diretoria Executiva da Força Invicta realizou, na noite da última quinta-feira (21), o Encontro Exclusivo dos associados com o Senador Major Olimpio e o Cel PMESP Elias Miler, diretor de assuntos legislativos da FENEME, com o intuito de debater o tema: O Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais no âmbito do Senado Federal.
O presidente Maj Copérnico Mota iniciou o evento destacando a relevância da atuação do ilustre Senador Major Olímpio e do Cel PMESP Elias Miler, na defesa dos militares estaduais do Brasil e agradeceu por terem disponibilizado o seu tempo para esclarecer, aos associados, algumas questões acerca do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais.
O Senador fez um breve relato da sua trajetória política, que se iniciou, precisamente em 1982, na Academia de Polícia Militar de Barro Branco (SP), juntamente com o Cel Elias Miler, quando perceberam, num determinado momento, uma missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em ajudar a desbravar horizontes de representatividade no Congresso Nacional. Também ressaltou a importância da representatividade associativa, destacando a atuação da FENEME em agregar e fortalecer as entidades representativas nos estados.
Em seguida, discursou sobre a importância do sistema de proteção social, relatando como foi construída a estratégia de inclusão dos militares estaduais, desde o encaminhamento do projeto pelo Presidente da República ao Congresso Nacional. Também foram discutidos dispositivos relacionados a PEC 06 e a PEC 133, e como foram desenvolvidos os processos de negociações o visando resguardar direitos, não apenas aos militares estaduais, mas também aos agentes da área da segurança pública Federal.
O parlamentar também destacou a importância do trabalho da Força Invicta nesse processo, sob o comando do Maj Copérnico, que desde o início, até o presente momento, contribuiu de forma significativa para a aprovação do texto da PEC 06, através das articulações junto aos parlamentares baianos e agora da PEC 133 e do PL 1645 que, atualmente, estão sendo discutidas no Senado Federal. “Estamos dentro de um processo que, ainda temos muita coisa para avançar pela nossa dignidade. Estamos numa articulação muito grande. Durante todo processo de negociação, atendemos representantes de entidades de vários estados, inclusive a Força Invicta, através do Maj Copérnico Mota e sua equipe. O esforço da representatividade é conjunto”, ressaltou o Senador Maj Olimpio.
O Cel PMESP Elias Miler, diretor de assuntos legislativos da FENEME, relatou sobre a importância desse sistema de proteção social, que promove o resgate histórico do status da categoria, no que diz respeito à dignidade da questão de inatividade e pensões. Pontuou algumas repercussões do PL 1645/19, da PEC 06 e da PEC 133 no Estado da Bahia, esclarecendo dúvidas dos associados presentes.
O vice-presidente, Cap Igor Rocha, finalizou o evento agradecendo a todos os presentes, em especial, aos convidados, o Senador Major Olimpio e o Cel Elias Miler. “É uma satisfação enorme recebê-los, dois expoentes militares estaduais que abdicaram das suas vidas pessoais e de suas carreiras em prol da coletividade, defendendo a categoria não só no seu Estado, mas em todo Brasil. Somos testemunhas de todo trabalho, acompanhamos o processo no Congresso, diariamente, do seu trabalho e do Cel Miler junto à FENEME. Dizer que os oficiais da Bahia da ativa e da reserva, as pensionistas se sentem muito felizes, nosso sentimento é de gratidão”, afirmou o Cap Igor Rocha.
O associado Cel PM Silveira, parabenizou a Força Invicta pela iniciativa de eventos desta dimensão e ressaltou: “É uma oportunidade dos associados refletirem, despertarem para a importância da nossa representatividade. Hoje, podemos constatar que todo esse trabalho gerou pontos positivo, no âmbito estadual e federal. Portanto, precisamos de Entidades que possam nos representar e defender nossos direitos. Parabenizo efetivamente a associação Força Invicta, a todo os associados presentes e aos convidados, pelo exemplo de atuação, pela a construção de esclarecimentos importantes para que possamos, num trabalho conjunto, fortalecer nossa Instituição.”
Trajetória Profissional e Política do Senador Major Olímpio:
Bacharel em ciências jurídicas e sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros voltados para a questão da segurança. Iniciou a vida pública na Polícia Militar de São Paulo, em 1978, tendo sido presidente da Associação Paulista dos Oficiais da PMSP e diretor da Associação dos Oficiais da PMSP.
Foi deputado estadual de 2006 a 2014, e deputado federal até 2018. Em 2018 foi eleito Senador, com maior número de votos do Estado de São Paulo: 9.041.708. Na Câmara dos Deputados, relatou 30 projetos, especialmente na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Sua atuação no Senado tem sido pautada pelo combate à corrupção e ao crime organizado, pelo aparelhamento de todas as polícias e por mudanças no Código Penal.