O ASSOCIADO MAJOR RAIMUNDO MARINS ASSUME CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO

É com muita honra que a Diretoria Executiva da Força Invicta parabeniza o associado, Major PM Raimundo Marins, por assumir uma das cadeiras na Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço – ABLAC, conquista de grande relevância para a história da instituição da PMBA.

A cerimônia de posse dos integrantes, aconteceu na última sexta feira (13), no auditório da Universidade Tiradentes – UNIT, em Aracajú.  A solenidade foi marcada pela participação de autoridades civis e militares, estudantes, pesquisadores e o público da sociedade civil em geral.

Foram empossados 41 acadêmicos, todos escolhidos a partir de criteriosa pesquisa em razão de seus trabalhos na análise do fenômeno do cangaço. Sete estados do Nordeste foram representados: Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O Major da PMBA Raimundo Marins foi empossado, ocupando a cadeira de número 26. Para ele, a honraria se deve ao manancial contido na farta documentação da PMBA que relata os acontecimentos daquele período, especialmente entre os anos de 1928 a 1940. “Esse lapso temporal coincide com a chegada de Lampião ao território baiano e, ao fim, com a morte de Corisco, fato que assinala o fim simbólico do cangaço no Nordeste. Por isso, somos atualmente referência no assunto, sendo procurados por pesquisadores de inúmeras instituições locais, regionais e nacionais”, ressaltou o Major.

A ABLAC busca agregar o conhecimento disperso nos vários territórios da região, de maneira a afunilar os estudos e propor novos entendimentos, ampliando esses olhares para as coisas do sertão. A cerimônia repercutiu intensamente nos meios culturais pela pluralidade dos acadêmicos e pela proposta inovadora da entidade.

 

 

Fonte: ASCOM DA PMBA

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos