ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA COMPLETA 85 ANOS

Força Invicta destaca importância e valor da Academia através da história de sua fundação

Fachada da Academia da Policia Militar da Bahia

Cidadania, ordem e gestão são alguns dos principais “distintivos” que a Academia da Polícia Militar da Bahia (APM) carrega no “peito” ao longo dos seus 85 anos de fundação. Criada oficialmente por decreto em 18 de julho de 1935, a instituição é considerada uma unidade de ensino de excelência na formação de oficiais, motivo de grande orgulho para o Estado e toda a sociedade baiana. Possui uma história rica de mudanças e conquistas importantes para a área da segurança pública.

Coronel Antônio Medeiros de Azevedo, fundador da Academia

Na Bahia não foi diferente, novas propostas na área militar surgiram e, foi com a maturidade e sensibilidade de um poeta, historiador e grande intelectual que um novo projeto para a formação de oficiais surgiu com a idealização da Academia da Polícia Militar, que teve como seu mentor o Coronel Antônio Medeiros de Azevedo, nome que foi dado à instituição em sua homenagem.

Conforme dados extraídos no site da Polícia Militar, até 1935 havia a Companhia Escolar, que se encarregava apenas da formação dos recrutas e da execução dos concursos, mas não era uma organização capaz de atender totalmente aos interesses da formação superior da Corporação, pois não havia sido estruturada para isso.

Hoje, o Coronel Flodoardo Azevedo, conta que o seu pai foi, além de militar de elite, também um homem austero e muito inteligente, literato, historiador e poeta, que trouxe, à época, um novo conceito para a Polícia Militar da Bahia no desenvolvimento e aprimoramento de métodos, estratégias e formação de doutrina de atuação para os militares. Novas diretrizes foram implantadas sob o comando do Coronel Antônio Medeiros de Azevedo que tiveram impactos positivos na Corporação, destacando para aspectos ligados as funções de liderança, comando de tropas com preparação nas questões técnicas e, principalmente, humanitárias. Para o Coronel Flodoardo Azevedo, conhecimentos de ações comunitárias e direitos humanos são fundamentais na formação dos oficiais.

Farda de Gala da criação da Academia da Polícia Militar

Apesar de o mundo estar, sempre, em constantes transformações, valorizar a criação de instituições como esta através de sua história, também é um dever da Associação dos Oficiais Militares da Bahia. “Nos orgulhamos de ter uma Instituição tão importante para a nossa formação”, enfatiza o Major PM Copérnico Mota da Silva, presidente da Força Invicta.

 

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos