FORÇA INVICTA COMPLETA 16 ANOS
Ser uma entidade de representação da classe dos oficiais militares da Bahia, não é uma tarefa fácil. Atuar junto aos poderes públicos e privados na garantia dos interesses comuns, ligados às esferas político-administrativa ou judicial dos associados, sempre foi o propósito da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta). Por isso, comemorar 16 anos de história e conquistas é sempre importante e motivo de muito orgulho para todos.
A atuação da Força Invicta é bastante representativa, pois, possui mais de 3.800 associados, distribuídos na capital e em várias cidades do interior da Bahia. Atualmente, é constituída por uma presidência e vice-presidência, mais quatro diretorias: Financeira, Social, Jurídica e Secretaria. Possui um Conselho Deliberativo formado por um presidente, um secretário e 40 conselheiros, além de um Conselho Fiscal que contempla quatro conselheiros.
A Associação busca fazer uma relação institucional com seus associados, de forma a protagonizar processos de entendimentos através das discussões, trocas de ideias e construção coletiva, visando atingir os seus objetivos estatutários. “Atuamos na liderança e representatividade dos interesses coletivos, que tem por objetivos estimular e valorizar a efetiva participação dos associados nas decisões, num processo de educação para consciência de classe, elevar a condição de todos para uma perspectiva social de maior valor”, afirma o Major Copérnico Mota, presidente da Força Invicta.
A área de assistência jurídica vem, ao longo dos anos, qualificando seu atendimento e conquistando resultados satisfatórios para os associados. Na busca sempre de conquistas importantes, há toda uma equipe dedicada e empenhada a trabalhar em prol da defesa dos direitos dos associados. Este ano, nos primeiros 90 dias de trabalho home office, a Assistência Jurídica obteve números extremamente positivos, tendo 1.649 atendimentos, 401 impulsionamentos de processos, 72 novas ações ajuizadas e 12 sentenças com trânsito em julgado.
Nos últimos anos, a Força Invicta vem se atualizando e reforçando cada vez mais seu compromisso na busca de melhorias, fortalecendo parcerias para seus associados na realização de cursos superiores e especializações, alinhando convênios em diversas áreas da saúde, educação e bem-estar. Tem buscado sempre participar de mediações parlamentares em discussões que envolvem os direitos dos militares.
É importante ressaltar que a Força Invicta foi a precursora da implantação do curso de Assessoria Parlamentar na Bahia. O Curso propõe habilitar os agentes militares com conhecimentos que possibilitem, junto aos parlamentares, a construção e implantação de projetos que contribuam com a efetivação de soluções na área de segurança pública e defesa civil na sociedade. Já foram realizadas duas edições do curso, em parceria com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME.
Visando o fortalecimento das relações e uma maior aproximação com os associados, colaboradores e parceiros, a Força Invicta tem investido em mudanças na área da comunicação que vem, aos poucos, trazendo resultados positivos para o fortalecimento dessas relações. Iniciou-se um processo de reestruturação da Assessoria de comunicação (ASCOM), com a implementação de algumas ações, já em andamento.
É com muita dedicação que, ao longo desses anos, a Força Invicta vem se mantendo vigilante e atuante, enquanto entidade representativa, buscando construir um caminho que vise o crescimento e fortalecimento da classe e das Instituições Militares. A luta é constante, mas, ela segue na certeza de que está trilhando o caminho certo. “Nos orgulhamos em completar 16 anos de muitas histórias e conquistas importantes para a oficialidade baiana”, destaca o vice-presidente, Cap PM Igor Rocha.
“Não podemos deixar de agradecer o apoio de todos que depositam um voto de confiança em nossa gestão. Nossa diretoria, juntamente com todos os nossos colaboradores, parceiros, Condel e Conselho Fiscal, está determinada, comprometida, unida e com visão de futuro. Acreditamos que os associados podem e devem colaborar com o crescimento de nossa associação. Continuaremos a trabalhar no propósito de buscar o melhor para todos os associados”, enfatiza Maj Copérnico Mota, presidente.
Um pouco da nossa história
Em meados de 2004, um grupo de Oficiais da Polícia Militar da Bahia reunia-se regularmente, na Vila Policial Militar do Bonfim, na busca de soluções para os problemas que os Oficiais desejavam implementar para a categoria. Dessas reuniões, proclamou-se em Assembleia Geral, realizada no Auditório do Colégio da Polícia Militar, unidade Dendezeiros, em 18 de setembro do mesmo ano, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta, na época com cerca de 126 Oficiais, com a criação e a aprovação do seu Estatuto.
Em novembro de 2004, foi eleito e empossado seu primeiro presidente, o então Cap PM Silvio Correia, que permaneceu por dois mandatos à frente da FI, até 2009. Na sua gestão, o número de associados superou a casa dos 1.300 oficiais, além ter obtido a declaração da associação como de utilidade pública municipal, nos termos da lei nº 7.489, de 20 de junho de 2008.
O Tenente Coronel PM Edmilson Tavares Santos foi o segundo presidente eleito da Força Invicta e permaneceu à frente da Associação por dois mandatos, entre 2010 e 2015. Ele relata que sempre pautou sua administração observando suas atribuições estatutárias, sobretudo as relacionadas à defesa dos interesses dos seus associados. “A Força Invicta é a única voz dos Oficiais Militares Estaduais e por conta dessa missão continuo participando da diretoria executiva, atualmente como diretor financeiro, destaca o TC PM Edmilson Tavares.
O Major PM Elsimar Freitas de Alcântara foi o terceiro presidente, permanecendo de 2016 até março de 2018, quando pediu exoneração e teve o mandato completado pelo então Vice-Presidente, Major PM Copérnico Mota da Silva, que se tornou o quarto presidente da FI. O Major PM Copérnico Mota foi, posteriormente, reeleito presidente para continuar o mandato de 2019 até 2021.