PROJETO DA FORÇA INVICTA VALORIZA A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ASSOCIADOS
“Estante de Livros” é lançado hoje
Em homenagem e alusão ao Dia do Escritor, celebrado dia 25 de julho, na data de hoje (26 de julho de 2021), a Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia, através da Diretoria Social, lança o projeto Estante de Livros da Força Invicta. Tal qual sugere seu nome, o projeto é um espaço virtual criado para divulgação de obras literárias dos filiados. “Existe uma frase célebre do pintor romântico francês, Eugène Delacroix, que diz: ‘o mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar’. Nesta perspectiva, o que queremos é tornar os escritos dos nossos associados de conhecimento geral, para que aqueles que tiverem interesse se apropriem de novos saberes. Uma justa homenagem aos escritores militares da Bahia”, ressalta a Diretora Social da Força Invicta, Ten BM Marijane Messias Santana, responsável pela iniciativa.
A proposta, que foi abraçada por toda Diretoria Executiva da Força Invicta, terá periodicidade quinzenal, com divulgações de novos trabalhos nas quintas-feiras. A Associação já conta com um acervo considerável, tendo em vista a coleção agrupada pela I Mostra de Livros da Força Invicta – evento realizado em abril deste ano – mas, para que o projeto obtenha o êxito que se espera e o acervo literário se torne mais robusto, a Força Invicta solicita aos membros associados que desejarem publicizar suas obras, que entrem em contato pelo e-mail: contato@forcainvicta.com.br.
Neste primeiro momento, a Força Invicta apresenta o trabalho Catarse, de autoria do Cap PM José Carlos Vaz. Na obra versada, que teve seu lançamento em 2018, o escritor – natural de Jequié – se utiliza de seus sentidos poéticos para fazer arte com as palavras, ao que ele deixa escapar ser um estado de libertação. “Lancei, em 2018, o livro “Catarse” que, já no título, deixa escapar esse processo de criação literária, que se funda em colocar no papel os frutos desses momentos de purgação, de purificação, de reflexões que levam ao fazer poético. São poemas que giram em torno de construções subjetivas, da metapoesia, da labuta do eu lírico com a palavra”, objetiva o autor.
Ser parte deste primeiro momento do projeto da Força Invicta, cuja essência evidencia aqueles produtores de contos e recontos, invoca a percepção pela escrita e sua importância na formação do ser, que J. C. Vaz – tal qual assina suas obras – descreve da seguinte forma: “A escrita é a própria vida, é a percepção de estar no mundo e de poder descrever essa aventura que é a existência. Escrever está ligado ao prazer de lidar com as palavras, com os sentidos das coisas, até mesmo as coisas sem sentido, pois a poesia se dirige, justamente, a esse caminho que extrapola as margens, que busca desvendar os avessos. O que me encanta na escrita é isso, poder criar, construir com palavras um lugar possível, uma utopia”.
Entre os poemas a serem destacados no livro e na oportunidade deste lançamento que homenageia os escritores, selecionamos “palavra” para apresentar aos nossos leitores:
a palavra
me comove
me guia
me move…
a palavra
me inspira
se revela
nos olhos
de quem me mira…
a palavra
lavra
sulca
o terreno
de minha cuca…
no princípio
era a palavra
depois o caos
e a agonia
e lá pelas tantas da noite
fez-se a desordem
da poesia…
Para se deleitar com outros versos e rimas de J. C. Vaz, cuja beleza estética caminham lado a lado, é muito fácil! Interessados podem entrar em contato direto com o autor, por meio de mensagem pelo Instagram @vazpoeta. Mas, para além disso, o escritor também faz questão de compartilhar sua obra em formato digital, através do link: https://drive.google.com/file/d/1wi4UnIsnn8_H1oa0V6JJVA9OFq-z8aip/view?usp=drivesdk.
No ensejo, a Força Invicta parabeniza a todos os escritores pela passagem do seu dia e agradece pelas tantas obras que trazem luz a humanidade.