PAÍS CELEBRA DIA NACIONAL DA SAÚDE, MAS COMO ANDA SUA SAÚDE?

Já parou para pensar nisso?

 

Encontrar conteúdos que falem sobre como manter a saúde em boas condições é fácil e está ao alcance de todos, no entanto, colocar os ensinamentos em prática é que se trata de algo que nem todos cumprem à risca…

A ausência de doenças está longe de significar saúde. Para este conceito, a relação direta com qualidade de vida é essencial, pois ser saudável implica numa combinação bem equilibrada de fatores físicos, orgânicos, mentais e sociais que devem fazer parte da rotina de todos. Ter uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura, ou seja, privilegiar sempre os alimentos frescos em detrimento dos processados e ultra processados é fundamental. Além disso, ingerir muita água, gozar de um bom descanso, praticar atividade física, manter cuidados com a higiene pessoal e, sim, se proporcionar horas de lazer são parte dessa combinação capaz de promover bem-estar às pessoas.

O 5 de agosto, data que celebra o Dia Nacional da Saúde, foi instituída com o objetivo de despertar sobre a importância da educação sanitária e, assim, promover uma reflexão acerca do autocuidado para com a saúde. É também uma data para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz – pioneiro no estudo de doenças tropicais e da Medicina experimental, e um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX, tais quais a peste bubônica, febre amarela e varíola.

E por falar em doença, a primeira grande pandemia do século XXI, exposta a humanidade a partir de 2019, alastrou-se e vem fez vítimas em todas as partes do planeta. A COVID-19 ainda nos assombra e impõe uma série de restrições. Ao todo, contados até 01 de agosto de 2021, foram 4.229.142 óbitos em todo o mundo. No Brasil, a doença vitimou 556.834 pessoas, enquanto que na Bahia foram 25.750 vidas perdidas. Passados 1 ano e 8 meses da primeira notificação da doença, no contexto mundo, gradualmente, com a introdução da vacina, os números de óbitos vêm caindo, mas ainda não é possível relaxar com os cuidados. Fazer a higiene das mãos, usar máscaras, manter o distanciamento social e se vacinar continuam sendo atitudes necessárias para se vencer o coronavírus. Os registros apontam que no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas já se vacinaram, ao menos com a primeira dose.

Oficialização do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através da Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, por ser a data de nascimento deste importante sanitarista. Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e criou o Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e a fundação da Academia Brasileira de Ciências.

Mas, como bem sugere o título desse texto, você sabe como anda sua saúde? Que tal reavaliar suas atuais práticas e trazer esse tão necessário bem-estar para perto de você? Pense nisso!

Acesse o glossário Saúde de A a Z  do Ministério da Saúde. Nele, você encontrará os principais temas, ações, políticas públicas e programas de prevenção e promoção da saúde no Brasil.

Assista também ao vídeo  em homenagem ao Dia Nacional da Saúde: Clique aqui!

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos