SETEMBRO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Você sabia que no Brasil são registrados cerca de 12 mil casos de suicídio por ano? Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública , divulgado em 15/07/21, os quais apontam que em 2020 foram contabilizados 12.895 suicídios em todo o país, enquanto que em 2019 foram registrados 12.745. Na Bahia, o dado de 2020 revelou 383 suicídios contra 371 de 2019.
Em se tratando de membros da segurança pública, entre policiais militares e civis da ativa, a taxa nacional foi de 50 suicídios em 2020 contra 82 em 2019. Trazendo esse recorte para o Estado baiano, em números absolutos, foram registrados 6 suicídios em ambos os anos analisados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sendo que o número aponta apenas para os policiais militares envolvidos com esse tipo de morte. No caso dos policiais civis, a classificação foi de fenômeno inexistente para aqueles anos no Estado, embora pesquisadores alertem para os casos de subnotificação em todas as categorias.
Para além de números, estamos falando de vidas perdidas, tiradas de forma intencional pelas próprias pessoas. Contudo, o suicídio, embora considerado um problema de saúde pública, continua sendo um tabu na sociedade, e pela relevância do tema, a Força Invicta, através das ações da Diretoria Social, se junta as diversas instituições e redes de apoio mundiais pela promoção da prevenção ao suicídio.
Ao longo deste mês de setembro, a Associação divulgará ações comunicacionais realizadas em parceria com Oficias associados, voltadas ao autoconhecimento, valorização pessoal e apoio emocional, cujo propósito é o de alertar para o suicídio e ajudar quem precisa.
Você não está sozinho (a)!
Pode haver situações em que você não saiba lidar com suas próprias angústias, problemas e sofrimentos, mas você não está sozinho (a). O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece ajuda especializada através do 188. A ligação é gratuita e funciona 24 horas. Além disso, são oferecidos atendimentos por e-mail, chat e pessoalmente, tudo sob total sigilo e anonimato. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil. Outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo, também são ofertadas pelo centro.
Se precisar, busque ajuda. Disque 188.