17 ANOS DE UMA FORÇA QUE PERMANECE INVICTA

O 18 de setembro se configura como uma data de grande valor para os Oficiais militares estaduais da Bahia, pois foi justamente neste dia, em 2004, que nasceu a maior e mais robusta associação baiana que pudesse representá-los, a Força Invicta. E como toda grande história que se constrói, foi preciso que alguém desse o pontapé inicial na biografia desta tão importante entidade. No caso da Força Invicta, não somente uma pessoa, mas um grupo de 126 Oficiais da PMBA, proclamou, em Assembleia Geral, a criação e aprovação do Estatuto da Associação.

Já são 17 anos de fundação, e de uma luta incessante pela categoria dos policiais e bombeiros militares estaduais. Tendo participado dos primeiros movimentos da entidade, o sócio-fundador Ten Cel PM Gilberto Morbeck de Oliveira destaca em suas palavras que “um mundo melhor nasce em uma simples ideia”, como foi o caso da Força Invicta. “E, assim, exatamente 17 anos atrás, nos unimos para aumentarmos a nossa força e fundamos a nossa gloriosa Associação”, relembra o Oficial ao parabenizar a instituição.

A história da Força Invicta mexe tanto com os sentimentos daqueles que fizeram a entidade acontecer e, assim, fortalecer a categoria, que ganhou até dedicatória em versos do sócio-fundador Cel PM Ref. Carvalho Melo. “Eu sem você não sou nada. Você não é nada sem mim. Mas quando nós dois nos unimos… Somos a força sem fim”, expressa o Oficial cheio de emoções.

Outro sócio-fundador que emprestou suas palavras para homenagear a Força Invicta foi o Ten Cel PM RR Gilvan Vieira de Melo. “Parabenizo a todos pela passagem de mais um aniversário desde a sua fundação, ao tempo em que agradeço aos Presidentes e suas respectivas Diretorias e Conselhos Fiscais, pelos trabalhos realizados em suas gestões, lutas travadas, vitórias e aprendizados na condução das ações estratégicas em favor da categoria, bem como pelos serviços disponibilizados, na política de aproximação junto aos associados. Sem dúvida juntos somos fortes e representados seremos muito mais!”.

Presidentes da Casa

O primeiro Presidente da história da Associação foi o então Capitão e hoje Tenente-coronel PM RR Silvio Marcelo de Carvalho Correia, o qual permaneceu por dois mandatos (2004-2007 / 2007-2010), desenvolvendo um trabalho de grande êxito, que superou o número de 1.300 Oficiais associados. Em sua homenagem à entidade, ele escreveu:

Ten Cel PM RR Silvio Marcelo de Carvalho Correia

“comemoramos neste mês de setembro de 2021, os 17 anos de fundação da nossa Associação Força Invicta, e, apesar dos momentos difíceis que estamos passando com a pandemia, crise política e recrudescimento da violência em nosso Estado, temos que continuar irmanados, em torno da nossa Associação, para que tenhamos um porto seguro que possa estar ao nosso lado no enfrentamento dessas crises. Aproveito a oportunidade para parabenizar nossos associados e nossas associadas, pois nesses 17 anos vocês foram os responsáveis diretos pelo crescimento e fortalecimento da nossa Associação, que teve uma atuação contundente na defesa dos interesses individuais e coletivos dos seus membros, bem como na defesa dos valores institucionais da nossa quase bicentenária Milícia de Bravos. Parabéns Força Invicta! Que a sabedoria, o equilíbrio e o bom senso, aliados a coragem e persistência sirvam de alicerce para fundamentar, nos anos vindouros, o caminho da nossa Associação na defesa dos nossos Associados e da nossa Polícia Militar da Bahia”.

Ten Cel PM Edmilson Tavares

Na sequência, o Tenente-coronel PM RR Edmilson Tavares Santos assumiu a gestão da Força Invicta, tornando-se o segundo Presidente eleito. Também foram dois mandatos de muitas missões a cumprir, entre os anos de 2010-2013 e 2013-2016, mas também triunfos conquistados. Durante sua administração, a Associação alcançou degraus ainda mais altos, chegando à casa dos 3.300 membros filiados. “A Força Invicta foi a realização de um sonho. Sempre defendi que deveríamos ter uma entidade que nos representasse. Sinto orgulho de ser um dos seus fundadores. Ter sido seu Presidente me honrou bastante e, apesar de tudo, não me arrependi em nenhum instante. Enquanto vida estiver, estarei sempre presente na sua história e participando ativamente da sua caminhada. Torço que os próximos presidentes deem continuidade ao nosso legado de luta e que os associados continuem acreditando nos nossos propósitos de defender os interesses da oficialidade”, revela um dos mais carismáticos ex-presidentes da Casa e atual Diretor Financeiro.

Maj PM Elsimar Freitas de Alcântara

No ano de 2017, a entidade deu continuidade às suas ações de representatividade para a categoria dos Oficiais militares por meio do Tenente-coronel PM Elsimar Freitas de Alcântara, que havia assumido a presidência, mas, por motivos pessoais, necessitou se afastar, assumindo em seu lugar o então Vice-presidente e atual Presidente pelo segundo mandato, o Ten Cel PM Copérnico Mota da Silva.

Ten Cel PM Copérnico Mota

Sob a gestão do Tenente-coronel PM Copérnico Mota, as ações da Força Invicta vêm sendo alimentadas através de amplas discussões sobre a importância do processo de conscientização acerca dos rumos da instituição e dos destinos da oficialidade. Hoje, já são aproximadamente 4 mil policiais e bombeiros militares representados na Bahia. “Os desafios da oficialidade sempre foram enormes, mas não tive dúvidas, quando coloquei meu nome à disposição da Associação, de que esse era o caminho a ser trilhado na missão de melhor contribuir para as ações de fortalecimento da categoria. A Força Invicta está na vanguarda das práticas de representatividade e esse é um caminho sem volta, do qual muito me orgulho e tenho alegria em servir”, destaca o Presidente.

Das conquistas mais relevantes da gestão do Ten Cel PM Copérnico Mota podem-se elencar:

  • Defesa da garantia dos direitos dos militares, através do Sistema de Proteção Social, quando da Reforma da Previdência – a Diretoria Executiva realizou diversas articulações e mobilizações no Congresso Nacional para que o resultado fosse favorável a categoria.
  • Aquisição da sede própria, mais ampla e com melhor infraestrutura – a empreitada também fez reduzir os custos orçamentários com pagamentos de aluguel.
  • Parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) para viabilizar o Mestrado em Segurança Pública para os associados – iniciativa que visa oferecer às Corporações Militares e à sociedade profissionais mais qualificados e valorizados.
  • Realização de novos convênios de segmentos diversos para beneficiar associados e seus familiares – estes são privilegiados com descontos especiais.
  • Efetivação do curso de Assessoria Parlamentar para associados e membros de órgãos afins – uma forma de contribuir para o fortalecimento da representatividade política, para que os direitos e anseios da categoria prevaleçam.
  • Realização de reuniões in loco nas Regionais da capital, RMS (Região Metropolitana de Salvador) e do interior baiano – via democrática de construção de diálogos sólidos e permanentes de interesse da categoria.
  • Contratação de novos escritórios de Advocacia com prioridade no interior – fortalecimento e ampliação da Assistência Jurídica para os públicos fora da capital.
  • Representatividade na FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais) – Presidente da Força Invicta ocupa cargo de Diretor Regional do Nordeste, o que contribui para o fortalecimento da entidade na Bahia.
  • Ampliação da Comunicação – contratação de novos profissionais e uso de novas tecnologias, a fim de fortalecer, dar mais visibilidade e transparência às ações e conquistas da categoria.
  • Inclusão da primeira mulher na Diretoria Executiva.

Ao lado do Ten Cel PM Copérnico Mota, uma grande equipe contribui para que os resultados das ações planejadas e executadas sejam sempre positivos, são eles:

  • Diretoria Executiva: Igor Carvalho Rocha (Vice-presidente), Maj PM João Alves dos Santos Filho (Diretor Secretário), Ten BM Marijane Messias Santana (Diretora Social) e Maj PM RR Wildson dos Santos Correia (Diretor Jurídico), além do já citado Ten Cel PM RR Edmilson Tavares Santos (Diretor Financeiro).
  • Diretoria Financeira: Naiara Cruz (Assistente Financeira).
  • Diretoria Jurídica: Karoline Duarte (Assistente Jurídica Sênior) e Kelvin Nogueira (Assistente Jurídico).
  • Assessoria de Comunicação: Susy Moreno (Assessora de Comunicação Sênior), Mônica França (Analista de Comunicação) e Jadson Nascimento (Estagiário de Jornalismo).
  • Secretaria: Elaine Matos (Gerente Administrativa) e Jéssica Costa (Recepcionista).

Além desses, 40 Conselheiros Deliberativos e 05 Conselheiros Fiscais dão o suporte necessário para fazer da Força sempre Invicta!

“De utilidade pública municipal nos termos da lei nº 7.489, de 20 de junho de 2008, a Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária, de caráter civil, com tempo de duração indeterminado e com personalidade jurídica própria. Seus propósitos estatutários fundamentais visam o fortalecimento da classe e o exercício da representação dos associados, através de ações na esfera político-administrativa ou judicial, em defesa dos seus interesses comuns, além da promoção do intercâmbio cultural, social, esportivo, recreativo e artístico.”

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos