“IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA: A RECEITA BAIANA” É A NOVA OBRA DO PROJETO ESTANTE DE LIVROS

O Projeto Estante de Livros desta semana abre espaço para a obra “Implementação de estratégias de segurança: a receita baiana”, de autoria do associado Ten PM Jônatas Oliveira dos Santos.

Tal qual uma receita, em que pese ingredientes e modo de preparo específicos para sua composição, o livro exibe uma série de estratégias de segurança voltadas ao policiamento comunitário e seus modi operandi, os quais foram adotados pelos últimos governos locais, a partir de 2011. A pitada baiana fica a cargo dos trabalhos desenvolvidos nas Bases Comunitárias de Segurança (BCS) do Calabar, na capital, e principalmente de Nova Cidade, no município de Vitória da Conquista, que são analisados ao longo da narrativa.

“Como é do conhecimento de todos, a segurança pública galgou uma posição de destaque na sociedade brasileira, nas últimas décadas, ao lado da educação e da saúde, não necessariamente nessa ordem de importância. Dessa forma, a presente obra tem como objetivo discutir acerca das estratégias implementadas pelo Governo baiano, a partir de 2011, a fim de debelar os altos índices de criminalidade, em comunidades consideradas críticas. Assim, seja na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), seja no interior do Estado, observam-se que as estratégias de aproximação com o público, baseadas na filosofia de polícia comunitária, estão contribuindo, de certo modo, não apenas para a redução dos índices citados, mas também para a elevação da autoestima e uma maior inserção da população assistida na dinâmica social”, destaca e avalia o autor, conforme pesquisas realizadas.

A busca por novos conhecimentos e a realização de pesquisas para tais são duas grandes paixões do Tenente, as quais não passam despercebidas pelas pessoas que circulam nos mesmos ambientes onde o Oficial transita. No prefácio da obra, o Cap PM Márcio Rios Lima Silva fez questão de ressaltar sua admiração pelo colega militar, diante da postura pautada pela ética com a pesquisa e compromisso metodológico que o autor assume: “Impende registrar não apenas a qualidade da obra, mas também a atualidade (para não dizer emergência!) do trabalho ora apresentado, pois um estudo que versa sobre a implementação e eficácia das estratégias de segurança pública (como, por exemplo, as Bases Comunitárias de Segurança – BCS), presentes nas comunidades periféricas de várias cidades brasileiras, reflete, exatamente, o cenário de “insegurança pública” que hoje cerca as referidas comunidades, assim como toda a sociedade brasileira, graças ao aumento vertiginoso dos índices de criminalidade, nas últimas décadas”.

De leitura dinâmica, o livro “Implementação de estratégias de segurança: a receita baiana”, publicado pela editora Autografia, do Rio de Janeiro, está disponível para compra através de https://www.autografia.com.br/produto/implementacao-de-estrategias-de-seguranca-a-receita-baiana/.

Nascido com a proposta de homenagear o Dia do Escritor, celebrado dia 25 de julho, o Projeto Estante de Livros, de iniciativa da Diretoria Social, vem divulgando as obras literárias produzidas pelos filiados da Força Invicta, na perspectiva de disseminar conhecimentos. Para o Ten PM Jônatas, trata-se de uma “importantíssima iniciativa, visto que é necessário fomentar uma cultura organizacional que valorize as práticas de ressignificação e disseminação das políticas e ações relacionadas à Corporação”.

O projeto da Força Invicta já divulgou as obras Catarse, de autoria do Cap PM José Carlos Vaz; Guarda Pelé, do Maj PM Raimundo Marins; A história da educação na Polícia Militar da Bahia: uma análise do CIM (1935–1940), de autoria dos Capitães PM Silvio Rosário e Charles Carqueijo e do Major BM Paulo Martins; e Missão Cumprida: Memórias, do Cel PM RR Christóvão Rios de Britto. Associados interessados em divulgar suas obras literárias podem solicitar divulgação através do e-mail contato@forcainvicta.com.br.

RELATED POST

Leave a reply

Login Associado

Convênios

Youtube