ENCONTRO DE PRESIDENTES – Presidente da ALBA recebeu a Diretoria Executiva da Força Invicta
O encontro dos Presidentes da Força Invicta, Ten Cel PM Copérnico Mota, e da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Menezes, na noite da quarta-feira (17/11), rendeu expectativas sobre a possibilidade de a Associação protagonizar junto à Casa mudanças necessárias em favor da categoria.
No seu papel representativo, uma das estratégias da Força Invicta tem sido a busca de apoio dos parlamentares com questões relacionadas ao orçamento, remuneração e promoções – uma ação pactuada com os associados da entidade, que têm realizado a intermediação dos encontros.
Durante a reunião, em que também participou o Vice-presidente da Força Invicta, Cap PM Igor Rocha, o Presidente Deputado Adolfo Menezes mostrou reconhecimento às necessidades apresentadas e sugeriu que os pleitos fossem levados para a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa, a fim de provocar o debate e fazer as adequações justas e necessárias. “Não justifica na Bahia ser assim”, disse o Presidente do Legislativo, quando de posse dos dados que revelavam a atual condição dos militares baianos em comparação com os profissionais de segurança pública dos demais estados brasileiros.
“Precisamos de um aporte orçamentário que possa fazer a diferença, para que não haja tanta necessidade de confrontos e intervenções violentas”, ressaltou o Presidente Ten Cel PM Copérnico Mota, apresentando, para isso, algumas soluções tecnológicas possíveis de serem utilizadas pelo Estado. Sobre a recomposição salarial, o Tenente-coronel esmiuçou o índice de defasagem, conforme inflação dos últimos anos, e sugeriu propostas de mudança na repercussão remuneratória. “Temos acompanhado a situação orçamentária estadual, a qual o Governador e sua equipe vêm conseguindo administrar de maneira louvável, e, tendo em vista o impacto orçamentário, bem como o respeito aos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal, nossa proposta é a de que a reposição aconteça em etapas”.
Ainda na reunião, assuntos sobre lavratura de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), habitação para agentes de segurança pública e distorções na Lei de Promoções foram debatidos. O Presidente da Casa opinou acerca da necessidade conjunta de ações voltadas à segurança pública, com envolvimento da União, Estados e Municípios, e se comprometeu em dar um passo adiante, levando todos os pontos da discussão à liderança do Governo. A Força Invicta, mais uma vez, colocou-se na posição de contribuir com a lei que está sendo elaborada pelo Executivo, a qual, na sequência, será enviada aos deputados para aprovação. “No que depender de mim farei o necessário para atender aos pleitos, que são justos”, reiterou o Deputado Estadual Adolfo Menezes ao final do encontro.