SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDITORES E PESQUISADORES NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA VAI EXPOR TRABALHO ACADÊMICO DE ASSOCIADOS DA FORÇA INVICTA

Nos próximos dias 24 a 26 de novembro será realizado o 1° Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cujos propósitos se baseiam no conhecimento de práticas nacionais e internacionais para o desenvolvimento e gestão de pesquisa científica com foco nos temas a serem abordados; no desenvolvimento de habilidades necessárias para edição de revistas científicas; na apresentação de novos métodos de mediação da produção científica; e no estímulo e promoção de intercâmbio institucional permanente entre os pesquisadores.

Profissionais do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) interessados em apresentar seus trabalhos no seminário foram submetidos a minuciosos critérios pré-estabelecidos pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN), tendo como valoroso resultado a aceitação do artigo científico “Retorno às aulas presenciais no 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – Ilhéus, no cenário Pós-Covid-19”, de autoria dos associados da Força Invicta, Ten PM Ederlan Antônio de Jesus e Cap PM Odival Freitas Costa, além dos coautores Sgt PM Norivaldo Pinheiro Nascimento e Prof. Dr. Salvador Ávila Filho. O escrito contemplou o eixo temático Gestão, Integração, Articulação e Governança.

A abordagem é fruto da discussão acadêmica realizada entre especialistas das áreas de Segurança Pública e Inteligência Estratégica do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (PROGESP), que se apoia em parceria firmada entre a Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Quem explica melhor é o associado Tenente Ederlan de Jesus. “Durante as discussões na disciplina de Inteligência Estratégica, foi solicitado um estudo que tivesse relação com esta matéria e com a nossa atividade policial. Então, decidimos pela abordagem da temática já citada, o professor aprovou nosso texto e fez suas contribuições como coautor da produção”. Ao ser questionado sobre a aprovação do artigo para exposição num evento desse porte, o Oficial definiu com o seguinte termo: “Gratidão! Essa é a palavra que mobiliza minhas energias, após a publicação desse trabalho acadêmico, resultante da parceria entre a PMBA, por intermédio da Força Invicta, e a UFBA”.

Em comum acordo, a escolha do tema foi baseada na preocupação com o agravamento na saúde mental dos policiais, como destaca o associado Cap PM Odival Costa. Para ele, “a pandemia da Covid-19 deixará uma herança que ainda não pode ser mensurada nem quantificada dentro dos quarteis, e se fez preciso um estudo que pudesse criar protocolos para serem empregados em eventuais e prováveis crises que poderão ocorrer futuramente”. Ao falar sobre os alcances da pesquisa para as Instituições Militares, o Capitão descreveu a PM como um órgão que deixou de ser meramente reativo para se modernizar e, por sua vez, tornar-se proativo. “Nessa perspectiva, estudar cenários hipotéticos de crise e construir protocolos ajudarão a evitar danos, ou minimizá-los à níveis aceitáveis”.

A aceitação a um trabalho que abre a possibilidade de se criar protocolos para serem adotados nos Batalhões de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar da Bahia e quiçá do Brasil trouxe motivos de alegria para o Sgt PM Norivaldo Nascimento. Na oportunidade, ele falou das ações de cooperação que o estudo pode oferecer: “Quando penso na contribuição deste artigo para as atividades de segurança pública, lembro automaticamente que uma das funções precípuas da Polícia Militar é a da prevenção. Desta maneira, qual seria a melhor forma de exercer essa prevenção? Ela com certeza também perpassa pelo cuidado com a saúde mental dos profissionais de segurança que vêm de uma sociedade, de certa forma fragilizada, e adentram a uma instituição que a maioria de suas ações está relacionada em prevenir a violência e prover a segurança do cidadão. Partindo deste pressuposto, o artigo levanta o questionamento do quanto são necessários protocolos e outras ferramentas que possam mitigar ou, na pior das hipóteses, abrandar as possíveis situações de crises, que podem ser iniciadas pelos próprios policiais”. O coautor também destaca o importante papel da Força Invicta em estar lado a lado com os profissionais de segurança pública e a sociedade baiana: “Vale salientar que nada disto seria possível sem o interesse da Força Invicta em qualificar seus profissionais para melhor atender a população baiana”.

O evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, será presencial em Brasília (DF) ao mesmo tempo em que terá transmissão on-line. Inscreva-se através do link que segue: https://seminario-susp.mj.gov.br/pt-BR/inscricoes/.

Fotos: da esquerda para a direita, Ten PM Ederlan de Jesus, Cap PM Odival Costa e Sgt PM Norivaldo Nascimento

 

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos