MAJ PM CARINA FERNANDA FAZ HISTÓRIA AO SE TORNAR A PRIMEIRA MULHER A COMANDAR UMA CIPE NA PMBA
A briosa e quase bicentenária Polícia Militar da Bahia promoveu o reconhecimento às mulheres de sua Corporação nomeando, pela primeira vez, uma Oficiala ao cargo de Comandante de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE). A dona do título que assumiu ao desafio da CIPE Litoral Norte é a associada Maj PM Carina Fernanda da Silva Cunha, que possui mais de 24 anos na PMBA. “Essa jornada veio, inicialmente, do Colégio da Polícia Militar, em 1994, quando eu tinha por volta dos meus 14 anos, e o pioneirismo de outras meninas que me antecederam me inspirou para que eu me tornasse uma Oficial da Polícia Militar. Então, entrei na Academia de Polícia em 1998, me formando em 2001”, relata cronologicamente a Major em entrevista à Força Invicta. Ao longo desses anos, a militar acumulou experiência em várias áreas e unidades operacionais, além de administrativas.
A coroação do feito pela Polícia Militar ocorreu no dia 04/03, justamente no mês dedicado às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08 de março), contudo, a iniciativa é nada menos do que o reconhecimento ao trabalho da Major Carina Fernanda Cunha, que agora faz história e abre caminho para que outras mulheres também possam ser legitimadas. “Hoje, vivemos um momento de quebra de paradigmas na PM e esse momento me traz um sentimento de responsabilidade, de comprometimento, fidelidade e lealdade à Instituição e ao Comando da Corporação. Farei o máximo que puder para que a sociedade baiana e os 63 municípios que compõem a nossa Unidade sejam bem recebidos pela Polícia Militar e bem atendidos pelo serviço que nós devemos prestar ao, digamos, nossos clientes, que é a sociedade”, afirma. Sobre abrir portas para outras mulheres, a Oficiala destaca uma frase que sempre leva consigo: “somos como água compondo os espaços e suplementando o que há de legal em todas as áreas. Temos cumprido nossas metas e essa é mais uma nova área que devemos cumprir com êxito e honra”.
Sinto-me muito orgulhosa pela Major Carina Fernanda! Esperamos que as Instituições Militares continuem nesse processo de valorização dos seus quadros femininos”, destaca a Ten BM Marijane Messias, Diretora Social da Força Invicta.
“A Força Invicta tem como uma das suas prioridades reconhecer a importância da ocupação dos espaços de liderança, chefia e direção por parte das mulheres”, ressalta o Vice-presidente da entidade, Cap PM Igor Rocha. Para ele, mais que um conceito, a equidade deve ser soberana entre homens e mulheres. “A Associação está atenta e vigilante para que essa política seja cada vez mais afirmativa, no sentido de que não seja uma ação momentânea, mas que seja um caminho cada vez mais progressivo de conquista de espaço”, reitera Capitão Igor.
Responsável pelo patrulhamento em 63 municípios, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte possui 07 bases operacionais avançadas, além da sede administrativa localizada em Esplanada. A Cipe Litoral Norte foi criada em 13 de maio de 2005, mas só passou a ter esta nomenclatura em 2009. Ela já foi chamada de CAEP (Companhia de Ações Especiais do Paraguaçu) e também CAEL (Companhia de Ações especiais do Litoral Norte). Esta importante Companhia tem atuação nas áreas que fazem limite entre os estados da Bahia e Sergipe, mas também está presente em outros importantes municípios do Estado como: Alagoinhas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.