CONHEÇA A OBRA “DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS DA ATIVIDADE POLICIAL”
Para inaugurar as divulgações do projeto Estante de Livros, desse mês de abril, a Força Invicta abriu espaço para a obra “Discussões Doutrinárias da Atividade Policial”, de autoria do associado Cap PM Gerlon Mendes de Souza, cuja produção exigiu, além de muita dedicação, a utilização de diversos tipos de pesquisas e estudos de casos. “Mas, para além disso, também foram utilizados questionários e formulários eletrônicos, os quais foram enviados por e-mail a especialistas e autoridades de diferentes áreas do saber, bem como nas comunidades de mídias sociais dos policiais”, completa o Oficial.
Pós-graduado em Ciências Jurídicas e em Balística Aplicada ao Direito, além de Bacharel em Direito, dentre outras qualificações, Capitão Gerlon tem demonstrado ao longo da carreira militar porque foi o primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais. “Sou extremamente comprometido com a atividade policial e com meus irmãos de farda. Inclusive, a confecção de cada página deste livro teve como objetivo primordial despertar o interesse e aumentar as discussões entre os operadores da área da segurança pública, com o fim de que sejam produzidas mais teses e antíteses da atividade policial, a que passamos por uma escassez de produção literária por parte desses profissionais”, analisa.
A obra instrutiva do militar reflete o ideal da prática policial e traz em sua proposta temas como os das resoluções de ocorrências contra agressores com armas brancas; as perseguições policiais em viaturas; o aprestamento que pode ser nocivo ao dia a dia policial; a falta de uma simples técnica para o embarque e desembarque nas viaturas; as controvérsias das armas primárias e secundárias; o desconhecimento dos ramos da balística, impactando em diversas atividades operacionais, como por exemplo, na escolha do colete balístico ou até mesmo no tipo de munição e armas usadas no serviço, além das diferenças conceituais entre técnicas e táticas policiais.
Ficou curioso ou curiosa para saber mais? Tem muito spoiler neste link: https://sites.google.com/view/c35ba/p%C3%A1gina-inicial.
Conforme o autor, em breve o material completo estará disponível para compra. Sendo que, mais adiante, Capitão Gerlon pensa em prosseguir com novas publicações. “Existe uma lacuna na produção de temas voltados para as atividades policiais, e ainda há uma gama de assuntos não discutidos que podem ser trabalhados em novas publicações”, avalia o autor fazendo, em seguida, um alerta: “É bom que se deixe claro que nenhum tema deve ser visto como um ‘circuito fechado’ e intransponível para novas ideias e teorias, muito menos ter qualquer argumento como ‘verdade absoluta’”, conclui.
Ao longo desses quase nove meses de práticas de incentivo à leitura, o Projeto Estante de Livros divulgou as obras “Catarse”, de autoria do Cap PM José Carlos Vaz; “Guarda Pelé”, do Maj PM Raimundo Marins; “A história da educação na Polícia Militar da Bahia: uma análise do CIM (1935–1940)”, de autoria dos Capitães PM Silvio Rosário e Charles Carqueijo e do Major BM Paulo Martins; “Missão Cumprida: Memórias”, do Cel PM RR Christóvão Rios de Britto; “Implementação de estratégias de segurança: a receita baiana”, do Ten PM Jônatas Oliveira dos Santos; e “A Gestão da Informação na Segurança Pública para Grandes Eventos no Estado da Bahia”, uma autoria do Maj PM Melquisedeque Cerqueira dos Anjos.
Associados(as) interessados(as) em divulgar suas obras literárias podem solicitar divulgação através do e-mail: contato@forcainvicta.com.br. A iniciativa é da Diretoria Social da Força Invicta.