TRABALHOS DE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA FORAM INICIADOS PELA CARAVANA DA CONSCIÊNCIA
Foi dada a largada das ações de mobilização e articulação política da Caravana da Consciência – grupo formado por membros da Diretoria Executiva da Força Invicta e pelos assessores parlamentares Major Tadeu e Capitão Alden. O encontro se deu na quarta-feira, 13 de abril, em Caboto, distrito do município de Candeias. A Associação esteve representada pelo Vice-presidente Cap PM Igor Rocha.
“Esse é um momento de continuação dos trabalhos iniciados com os Oficiais no ano passado, mas que nesta etapa do projeto conta com a participação dos associados Major Tadeu e Capitão Alden. Queremos, principalmente, mostrar aos militares a importância de ocuparmos os espaços de decisão, pois esta presença interfere diretamente na manutenção dos nossos direitos e prerrogativas, e pelo que estamos observando do retorno dos próprios Oficiais, estamos seguindo por um caminho promissor”, avaliou Capitão Igor.
Durante a abertura das falas, o Vice-presidente elencou uma série de ações conquistadas no âmbito do Congresso Nacional, a exemplo do Sistema de Proteção Social dos Militares, mas que só foi possível de ser obtida pela representatividade naquele espaço de poder. A proposta do grupo é que outros ambientes políticos do Estado, tanto no Executivo quanto no Legislativo, também sejam influenciados pela decisão da categoria. “Enquanto formadores de opinião, é vital que os Oficiais tenham conhecimento desse nosso Projeto de Fortalecimento da Representatividade Política da Categoria e, assim, no papel de multiplicadores, possamos alcançar o máximo possível de militares para marcharem junto conosco”, destacou.
Na sequência, a fala foi direcionada ao associado Maj PM Tadeu, que fez um levantamento sobre sua atuação na Assembleia Legislativa, quando esteve deputado, ao tempo em que também debruçou sobre a necessidade da manutenção do diálogo e da articulação para negociar no campo político. Logo depois, a palavra foi concedida ao associado Cap PM Alden, que refletiu em seu discurso a importância de se ter um posicionamento e estar presente nas discussões que podem impactar diretamente a vida dos militares. Exemplos do que acontece hoje na ALBA e que requereriam um maior apoio da bancada nas Comissões foram citados pelo Capitão, para ilustrar a necessidade de fortalecimento da classe nos ambientes políticos.
Ao final, os membros presentes puderam se manifestar, sugerir e esclarecer dúvidas, foi também um momento em que muitos teceram elogios a Associação pela iniciativa e se comprometeram em levar as propostas aos demais colegas que não puderam participar. “Esse é um caminho democrático que a Força Invicta aproveita para solicitar que haja maior envolvimento e participação nas discussões, para que possamos, juntos, construir as soluções dos nossos interesses”, concluiu o Vice-presidente Capitão Igor.