ASSOCIADOS COMPARTILHAM AÇÕES EXITOSAS DA PMBA PELO BRASIL
Alvo constante de assaltos, as instituições bancárias de todo o País têm sofrido com ataques de bandidos que visam, em sua maioria, os caixas eletrônicos. Conforme dados do Sindicato dos Bancários, nesse ano de 2022 a Bahia registrou 13 ataques na capital e cidades do interior, contudo, número bastante inferior ao registrado até setembro do ano passado, que foi de 38, totalizando 47 ataques naquele ano. As ações dos meliantes incluem desde explosões e arrombamentos até assaltos, roubos de veículos e armas, incêndios e captura de pessoas como reféns.
Para lidar com essa realidade, as próprias instituições vêm investindo mais nos equipamentos de segurança, bem como a Polícia Militar da Bahia tem intensificado as ações de qualificação de seus homens no que se refere aos serviços de inteligência e de policiamento ostensivo. Essas iniciativas, não só vêm trazendo resultados positivos quanto à redução desse tipo de crime, como também promovendo o intercâmbio de seus profissionais com as polícias de outras unidades da Federação.
Exemplo disso foi o Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras, promovido no Estado de Roraima, ministrado pela equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Central/PMBA. “Foi promovido um intercâmbio de conhecimentos entre as polícias militares da Bahia e de Roraima através do contato feito pelo Cel PM Francisco, Comandante-geral da PMRR, ao Cel PM Coutinho, Comandante-geral da PMBA”, explica o Coordenador da Equipe de Instrução e associado da Força Invicta, Cap PM Gerlon Mendes de Souza. Ainda de acordo com o Oficial, esse curso ofertado aos policiais baianos em 2021 foi também, posteriormente, oferecido ao efetivo de policiais de Brasília (DF).
Após a finalização do treinamento em Roraima, no último dia 07 de setembro, como forma de reconhecimento pelo profissionalismo na condução e supervisão do curso, o também associado Ten Cel PM Ricardo José Souza e Silva, Comandante da CIPE Central, foi agraciado com o Título Honorífico e Medalha Amigo da Polícia Militar. No mesmo ato e também como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados durante o período do curso, foram entregues certificados e uma das mais altas honrarias daquele Estado aos militares estaduais do Núcleo de Ensino Especializado da CIPE Central/PMBA, que é a Medalha Forte de São Joaquim. Entre os homenageados estiveram o já citado Cap PM Gerlon Mendes de Souza; o associado 1º Ten PM Joseval Almeida da Silva Jr que, junto com o Sgt PM Jackson Rodrigues Ribeiro, formou dupla enquanto instrutores do curso; além dos monitores Cb PM Helio Coelho Xavier Jr, Sd PM Ernandes Santos Almeida e Sd PM Ednei Caique Pinheiro Rodrigues.
Para este ano de 2022, está prevista a realização de mais uma edição do curso para os militares estaduais da PMBA.