JUNTOS NA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA
Falar sobre o Outubro Rosa é falar sobre os cuidados que a mulher deve ter consigo. Por isso, mais uma vez, a Força Invicta se junta aos milhares de organismos espalhados pelo mundo para chamar a atenção sobre este tema tão importante. Queremos que você, mulher, associada ou não, preste bastante atenção nas dicas abaixo e cuide do que importa: você própria!
O que é o Outubro Rosa?
Movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama. A ação tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
Quais os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença?
- Envelhecimento
- Determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher
- Histórico familiar
- Consumo de álcool
- Excesso de peso
- Atividade física insuficiente
- Exposição à radiação ionizante
- Tabagismo
Quais os sinais de alerta?
O sintoma mais fácil de ser percebido é um nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor. Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço ou na região do pescoço, contudo, nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde. Outro aspecto observado é a possibilidade de a pele da mama apresentar vermelhidão, ficar retraída ou parecida com uma casca de laranja. Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos também são outros sintomas que podem se manifestar. Na dúvida, procure um médico!
O que fazer para prevenir?
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada
- Praticar atividade física
- Evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Não fumar e evitar o tabagismo passível
- Amamentar o bebê (o aleitamento materno, pelo máximo de tempo possível, é um fator de proteção contra o câncer)
Como detectar o câncer precocemente?
- Conhecer o próprio corpo e criar rotina de fazer o autoexame
- Realizar exames clínicos regularmente – mamografia e ultrassom da mama
- Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar os exames anualmente
Existe tratamento e cura?
Sim! O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).
Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Nos links que seguem é possível encontrar informações complementares sobre tudo que envolve o câncer de mama. Informe-se e cuide-se!