REPRESENTANTE DA FORÇA INVICTA PARTICIPA DE SIMPÓSIO PROMOVIDO PELA PMBA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), de forma pioneira, promoveu um diálogo franco e produtivo com a Corporação, líderes de movimento e sociedade em geral sobre a temática da Segurança Pública e Relações Raciais através de um simpósio homônimo, nos dias 03 e 04 de novembro.

Representando a Força Invicta, a jornalista Mônica França esteve ao lado das também comunicadoras Luana Assiz e Luana Souza, participando da mesa de debates “Comunicação Social, Mídia, Racismo e Segurança Pública”, momento oportuno para refletir acerca dos processos históricos do racismo, das nuances do racismo institucional e como ele atinge mais diretamente os negros e periféricos, bem como dialogar na perspectiva antirracista e descortinar o papel da Comunicação Social, em especial da mídia baiana, e da segurança pública nesse processo. O mediador da mesa foi o Tenente-coronel Edmilton Ricardo.

“O Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial, que está vinculado ao Departamento de Promoção Social da PMBA, está de parabéns pela iniciativa. Isso demonstra que a polícia reconhece que esse problema é existencial e está comprometida em buscar soluções para o enfrentamento do racismo”, relatou Mônica França. No ensejo, a jornalista também falou das iniciativas da Associação, as quais vêm promovendo um espaço de igualdade entre os associados na difusão dos trabalhos intelectuais deles, a exemplo da Mostra de Livros, Estante de Livros e Artigos Científicos. “São iniciativas que não estão necessariamente voltadas para a pauta racial, mas que criam um ambiente de difusão de conhecimentos, dos mais diversos gêneros, dentro de uma perspectiva de igualdade entre esses produtores de saberes”.

Para além disso, a comunicadora citou sobre as mudanças significativas nos espaços decisórios da Força Invicta, iniciadas a partir de 2020, pela atual gestão, ao convidar a Ten BM Marijane Messias para assumir a gestão da Diretoria Social da entidade. Ela também levou as palavras do Presidente Ten Cel PM RR Copérnico Mota, ao colocar a Associação à disposição da categoria, a fim de unir forças com ações mais práticas de combate ao racismo. “Uma mulher negra, advinda do Quadro de Oficiais Auxiliares do Corpo de Bombeiros, que agora abre portas para que outras também possam almejar a ocupação desse espaço é muito significativo. Podem contar com o apoio da Força Invicta no que for necessário para fortalecermos essa pauta tão cara a todos nós”, apontou.

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos