ASSOCIADA TEM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA FLAMMAE – EDUCAÇÃO CORPORATIVA E SEGURANÇA PÚBLICA  

 

Com o propósito de experenciar um modelo de práticas educacionais permanentes, em que a integração das tecnologias digitais faça parte desse processo, a associada da Força Invicta, Cap BM Vanessa Souza Matos¹, em parceria com o então corregedor-geral Nelson Gaspar Alvares Pires Neto², produziram um artigo científico abordando a temática. Intitulado “Capacitação Continuada: Integração das Tecnologias Digitais na Educação Corporativa na Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública – COGER∕SSP”, a produção objetiva evidenciar o incremento das tecnologias digitais na educação corporativa da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública da Bahia para permanência da formação continuada no órgão.

 

De acordo com a autora, o fato da formação inicial ou continuada dos profissionais que atuam na Segurança Pública estar sendo objeto de muito debate acerca de sua política, planejamento, alcances e resultados, faz com que a educação corporativa se torne uma forte aliada diante dessas dúvidas. “A educação corporativa demonstra a junção das práticas que são estruturadas pela organização com foco no fomento de uma contínua educação, a evolução da qualidade do profissional e consequentemente da instituição. Apresenta-se como forte alternativa para que a segurança pública proporcione uma gestão de qualidade, com forte impacto na promoção técnico-profissional e intelectual dos servidores e na eficiência dos seus serviços prestados à sociedade”, explica.

 

A oficiala destaca ainda que a “educação corporativa e Segurança Pública são pilares que precisam coexistir em harmonia. A integração de tecnologias digitais na capacitação continuada promovida pela Corregedoria Geral facilita e democratiza o acesso de servidores lotados em todos os municípios do estado da Bahia, além de diminuir custos com o pagamento de diárias e transportes”.

 

Para Nelson Gaspar, “a integração das tecnologias digitais na educação corporativa possibilita uma construção do conhecimento mais sólido e contribui para o fortalecimento do ensino-aprendizagem. Além disso, potencializa o uso das tecnologias e dos recursos digitais na educação, evoluindo sob diferentes perspectivas didáticas. Diante disso, é possível perceber que o profissional de segurança pública necessita dar continuidade ao processo formativo, seja na modalidade presencial ou da educação à distância, para fortalecer os conhecimentos e proporcionar uma prestação de serviço à sociedade em consonância com os direitos e garantias fundamentais resguardada pela Constituição”.

 

A produção científica foi publicada no Vol. 8 da Revista FLAMMAE e está disponível para download através do link: https://www.revistaflammae.com/c%C3%B3pia-vol-8-n%C3%BAmero-22-1.

 

¹Cap PM Vanessa Souza Matos  é Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós graduada em Segurança em Grandes Eventos pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metting. Bacharela em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia (APM). Graduada em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade. Pesquisadora na área de Segurança Pública e Gestão Escolar.

 

²Nelson Gaspar Alvares Pires Neto é Especialista em Gestão de Políticas de Segurança pela Academia Nacional de Polícia (Polícia Federal) e especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito. Aluno especial da disciplina Modelos Alternativos de Intervenção Penal do Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador.

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