08 DE MARÇO: UM RECONHECIMENTO À LUTA FEMININA PELA IGUALDADE DE GÊNERO

Nas últimas décadas, a luta feminina pela igualdade de gênero ganhou reforços legais e apoio de diversos organismos públicos e privados, que repercutiram em conquistas as quais a sociedade não pode mais recuar. Contudo, garantir que a emancipação feminina avance e sobressaia aos preconceitos que se arrastam pela história do país e atravessam gerações, representa não só a promoção de políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres, mas que também façam frente a novas conquistas.

Não resta dúvidas de que as lutas que envolvem a questão de gênero ainda haverão de ser vistas e executadas no expoente do feminismo, pois alcançar o ideal de igualdade entre homens e mulheres passa também por mudanças nas estruturas organizacionais e pela conscientização coletiva para a valorização da mulher nos diversos segmentos sociais. E, claro, promover e absorver a essas mudanças requer tempo de amadurecimento.

As Corporações Militares baianas, por sua vez, são exemplos de instituições que precisaram se adaptar a um modelo militar mais inclusivo quando, em 1990, permitiu o ingresso de mulheres na Polícia Militar da Bahia (PMBA). Esse marco histórico abriu portas para que elas ocupassem um espaço que era exclusivamente dominado por homens e pudessem desenvolver um trabalho de excelência, o qual as conduziram a diversos cargos de comando e chefia nas Corporações.

Sabemos que ainda é preciso avançar mais, mas, neste dia em que as mulheres são celebradas por suas lutas, conquistas e direito à representatividade, a Força Invicta parabeniza especialmente as oficialas que se tornaram inspiração para outras mulheres. A dedicação com que cada uma se doa no propósito de fazer o melhor e construir uma sociedade mais equânime e respeitosa em relação ao gênero merece todo o nosso apreço. Parabéns, mulheres!

8 de março – Dia Internacional da Mulher

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos