ASSOCIADA DA FORÇA INVICTA DEBATE SOBRE RACISMO E DESIGUALDADE NO BRASIL DURANTE O CONGRESSO UFBA 2023
17-03-23
“Como a branquitude perpetua o racismo e a desigualdade no Brasil?” foi a mesa temática em que a associada da Força Invicta, Cap PM Thaís Trindade, participou enquanto debatedora no último dia 15 de março, durante o Congresso UFBA 2023.
O recorte do diálogo da oficiala abordou sobre a formação da sociedade brasileira e o atravessamento do sistema de vantagens estrutural desta construção, nomeado de branquitude, e, como consequência, o processo sistemático de desigualdade de social. “A temática é de extrema importância, pois nos permite compreender como o racismo se estrutura na sociedade, nos fornecendo a possibilidade de criar políticas que minimizem os impactos na vida das pessoas”, aponta Capitã Thaís. “Como a Polícia Militar é uma instituição que oferta diretamente um serviço garantidor de direitos fundamentais, através da segurança à população, é imprescindível a discussão na tropa e educação continuada para uma entrega de qualidade nos serviços prestados”, avalia.
Durante a ação acadêmica, o presidente da Força Invicta, Igor Rocha, enfatizou a importância de prestigiar e participar de discussões relevantes para a sociedade, principalmente quando envolvem questões sensíveis que afetam diretamente a qualidade dos serviços oferecidos pelos gestores militares estaduais. “Estamos comprometidos em apoiar nossos associados em sua busca por conhecimento e aprimoramento, reconhecendo e valorizando suas contribuições para um serviço público de qualidade e que atenda às necessidades da população”.
Na oportunidade, o gestor também esteve com o Prof. Horácio Nelson Hanstreiter Filho, que é coordenador do MPSPJC/UFBA e parceiro da entidade desde 2020 na supervisão acadêmica do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública – iniciativa que contempla os(as) associados(as) da Força Invicta.
Após a exibição do projeto “Gestões Empresariais Inspiradoras” – temática abordada pelo professor através da trajetória de grandes empreendedores baianos e seus papéis transformadores na atividade empresarial – ambos dialogaram diante da perspectiva de novas parcerias que venham a contemplar a oficialidade baiana. “Já iniciamos um diálogo sobre as possibilidades do que podemos fazer juntos em prol da categoria e nos próximos dias iremos amadurecer essas ideias em conjunto com a Diretoria Executiva”, revelou o presidente Igor Rocha.