“OPERACIONALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS RESPOSTAS NOS CRIMES VIOLENTOS CONTRA O PATRIMÔNIO” É A NOVA OBRA DO ASSOCIADO CAP PM GERLON MENDES DE SOUZA

22 de junho de 2023

Com o propósito de ratificar a doutrina do Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras, o livro “Operacionalização das Primeiras Respostas nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio”, de autoria do associado Cap PM Gerlon Mendes de Souza, é a mais recente obra literária divulgada pela Força Invicta através do projeto Estante de Livros. Entre as finalidades das pesquisas que resultaram nesta produção, o oficial destaca o de poder salvar vidas, a aplicação da lei e as diretrizes dos direitos humanos.

Contudo, esse ofício literário que se revela como uma das grandes paixões do autor, exigiu não só muita dedicação na curadoria do conteúdo investigado e analisado, mas também a compreensão de sua esposa pelas privações nos momentos de lazer e convívio familiar. “Foram longos sete anos para a finalização desta obra, dormindo de madrugada, estudando nas férias e nos finais de semana, às vezes me privando do convívio familiar para realizar as pesquisas que iriam nortear a obra, realizando treinamentos para chegar em métodos mais seguros, fazendo testes balísticos e entrevistando especialistas e, por isso, faz-se importante constar o meu agradecimento especial a minha esposa, por entender da importância desse trabalho”.

Para saber mais, confira abaixo o que diz o autor, mas se sua intenção é adquirir um exemplar do livro, basta acessar o link que segue e boa leitura!

https://loja.uiclap.com/titulo/ua30455/?_gl=1*he3oxf*_ga*MjA5NDkxOTcwMi4xNjgwMzYwMjQz*_ga_DYW89XSZSM*MTY4NjEwNjA0MS45MC4xLjE2ODYxMDYwNzguMjMuMC4w

 

Força Invicta – Qual a visão geral dos principais temas abordados na obra?

Cap PM Gerlon Mendes Souza – Esta obra tem como fim a ratificação da doutrina do Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras, tendo como objetivos específicos salvar vidas, aplicar a lei e seguir o que determina as diretrizes dos direitos humanos. Para tanto, cada capítulo foi construído através da sistematização e compilação de teses de trabalhos acadêmicos, livros, métodos operacionais de sucesso, além de reportagens jornalísticas do enfrentamento dos crimes violentos contra o patrimônio no Estado da Bahia. Todavia, é importante deixar claro que todas as referências nos capítulos deste livro foram adquiridas de fontes abertas, amplamente divulgadas nas mídias sociais, jornais e revistas científicas, sendo preservados os métodos e procedimentos técnicos de combate.

O livro estrutura-se em 09 capítulos, apresentando-se no primeiro um balanço histórico do combate as ações violentas contra instituições financeiras na Bahia nos anos 2000. No segundo capítulo, são demonstradas as modalidades de ações violentas sobre o tema. O terceiro capítulo refere-se às sugestões de ações que as polícias devem realizar antes dos sinistros. No quarto capítulo são mostradas as propostas de ações a serem desenvolvidas pelas polícias durante o evento crítico. Já no quinto capítulo é trazida à tentativa de conscientização da responsabilidade coletiva dos operadores no cenário da crise enquanto que o sexto capítulo traz o emprego das tropas de Operações Especiais e do Grupamento Aéreo nas primeiras respostas. O sétimo capítulo está voltado para o policiamento das corporações coirmãs, em especial no serviço de investigação. No oitavo capítulo são trazidas as recomendações de missões e competências após a quebra do plano de fuga e no nono e último capítulo é mostrado um estudo de caso de uma pesquisa realizada com policiais que participaram do enfrentamento desses crimes em cenários diferentes.

 

FI – Descreva o objetivo da obra em questão.

Cap PM Gerlon Mendes – Principalmente, preservar a vida dos operadores da segurança pública e aplicar a lei.

 

FI – De que maneira essa obra pode contribuir para os militares estaduais e a sociedade como um todo?

Cap PM Gerlon Mendes – Através do fortalecimento da doutrina de enfrentamento das ações violentas contra instituições financeiras.

 

FI – Em sua opinião, conforme a proposta deste projeto, qual importância de dar visibilidade aos trabalhos intelectuais promovidos pelos oficiais militares estaduais associados à Força Invicta?

Cap PM Gerlon Mendes – Esta obra é um pontapé para que surjam novas teses e antíteses, pois não é uma obra acabada. Espero que agrade e surjam novos trabalhos para o bem dos operadores da segurança pública, bem como de toda a sociedade. São quase 300 folhas de conteúdo, com mais de 80 imagens, estudo de caso, experiências e referências.

 

RELATED POST

LOGIN: MATRÍCULA É SEM DÍGITO.

Plano de Saúde

Jurídico

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Galeria de Fotos