CARNAVAL DE SALVADOR: TRADIÇÃO EM ALEGRIA, SEGURANÇA E RESPEITO À DIVERSIDADE
29 de janeiro de 2024
O Carnaval de Salvador, maior evento de rua do planeta, já está quase na porta, como todo bom baiano costuma dizer. Mas para fazer essa festa repleta de beleza e rica de cultura acontecer dentro dos conformes, muita gente já está com a mão na massa, a exemplo dos militares estaduais da Polícia e do Corpo de Bombeiros.
Com bastante antecedência, essa equipe gigantesca executa todo um trabalho de planejamento, e nos mínimos detalhes, para fazer das ruas da capital e também do interior um espaço democrático, seguro e cheio de alegria.
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, o investimento na área para esse período é da ordem de R$ 80,1 milhões e um contingente de mais de 37 mil agentes de segurança espalhados por 75 dos municípios baianos onde a festa vai acontecer. Desse total, 29.231 são de PMs e 3.143 de bombeiros militares. Padrão, né?
Promover a paz, segurança pública e defesa social é o compromisso maior dessa galera, que abre mão do que for necessário para garantir a integridade e o bem-estar de baianos e turistas.
E tem muita iniciativa ganhando destaque nesse contexto de defesa social. Uma delas é a Ronda de Proteção à Liberdade Religiosa (Ronda Omnira¹), um instrumento nacionalmente inédito de uma Polícia Militar e que faz toda a diferença no dia a dia da cidade. Para o policial ser aceito na Ronda, sua aprovação no Curso de Atendimento a Ocorrências Polícias Envolvendo Minorias Étnico-Raciais/CAOPER é pré-requisito imprescindível.
“Mais uma vez assumimos o protagonismo na defesa à liberdade de credo e religião, conforme previsto na Constituição Federal de 88”, destaca o associado e conselheiro da Força Invicta, Maj PM Jalba Segundo, que é também membro do Departamento de Promoção Social e coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial da PMBA.
A Ronda atuará na defesa das comunidades religiosas, promovendo a conscientização para o respeito à diversidade e combatendo o racismo religioso, além de aplicar a lei aos infratores.
Que o Carnaval da Bahia 2024 seja marcado por alegria, segurança e momentos inesquecíveis para todos os participantes desse espetáculo cultural extraordinário. Esses são os votos da Força Invicta, uma entidade que representa e valoriza o oficialato baiano.
¹ Omnira é um termo originário do idioma yorubá e significa liberdade, além de fazer alusão à vinculação da atividade policial ao princípio da laicidade do Estado Brasileiro, previsto no art. 5º, Inc. VI, que garante “a proteção dos locais de culto e suas liturgias”.