PEDRA FUNDAMENTAL DA ACADEMIA DE LETRAS MILITAR É LANÇADA EM REUNIÃO COM ACADÊMICOS FUNDADORES
05 de julho de 2024
Um seleto grupo de acadêmicos se reuniu na noite de 3 de junho no auditório do Ed. CEO Salvador Shopping para tecer o primeiro capítulo da Academia Baiana de Letras, Artes e Tecnologia dos Militares Estaduais (ACAMEB). A realização era um sonho que há muito inspirava escritores, poetas e outros pensadores oriundos das fileiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
“É com imensa alegria que hoje lançamos a pedra fundamental deste reduto do pensamento da livre expressão, das artes e dos saberes”, declarou o presidente da ACAMEB, Tenente-Coronel PM RR Josemar Silva da Cruz. O veterano, que por muito vinha conduzindo os trabalhos com seus pares na sede da Força Invicta, inaugurou a primeira reunião dos acadêmicos fundadores saudando a entidade pelo apoio dado à construção deste nobre projeto.
À mesa inaugural, o diretor jurídico da Força Invicta e também escritor, Coronel PM RR Gilson Santiago, expressou sua alegria pela formação da plêiade, afirmando: “Não tenho certeza se há no mundo uma harmonia e uma integridade de caráter tão grandes como as que temos aqui agora. Estamos entregando à sociedade algo muito mais bonito do que ela tem hoje”.
Contando também com o apoio do Corpo de Bombeiros, o Comandante-Geral daquela corporação, Coronel BM Adson Marchesini, fez questão de estar presente no momento e sublinhou: “Devemos incentivar nossos oficiais a saberem que este é um porto seguro onde eles podem depositar seus trabalhos. É importante termos uma academia sólida para que possamos divulgar a arte e a cultura”. O comandante também ressaltou que essa sociedade literária tem a responsabilidade de organizar e preservar a história da PM para as próximas gerações.
Durante a apresentação do círculo literário, todos os membros puderam se expressar, apresentar suas credenciais e trabalhos desenvolvidos, além de compartilhar suas expectativas em relação ao projeto. O estatuto da academia prevê 60 cadeiras, mas atualmente 22 membros ocupam o lugar de imortais. O patrono, cujas conquistas acadêmicas são fonte de inspiração, é o Coronel PM Antônio Medeiros de Azevedo, enquanto o paraninfo é o renomado escritor e poeta baiano Jorge Amado.
Conforme anunciado pelo Coronel Santiago, a ACAMEB será apresentada ao público em geral em setembro deste ano, como parte das comemorações pelos 20 anos da Força Invicta. Por possuir compromisso contínuo com a cultura, as artes e o conhecimento entre os militares estaduais baianos, a Força Invicta tem desempenhado um papel fundamental no suporte e apoio ao desenvolvimento desta importante academia.
O Comandante-Geral da PMBA, Coronel PM Paulo Coutinho, esteve representado pela Tenente-Coronela PM Claudia Mara da Silva Mendes. A Capitã BM Marijane Messias, que deu início aos trabalhos na Força Invicta quando gestora na Diretoria Social, também se fez presente ao momento inaugural.