RODRIGO PIMENTEL FAZ UM COMPARATIVO SOBRE O AVANÇO DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NA BAHIA E NO RIO DE JANEIRO DURANTE O I CONGRESSO BAIANO DE SEGURANÇA PÚBLICA E PREVENÇÃO
19 de setembro de 2024
No dia 12 de setembro de 2024, o Auditório Salvador foi palco de uma inspiradora palestra de Rodrigo Pimentel durante o I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção. Especialista em segurança pública, Pimentel atuou como Capitão do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) no Rio de Janeiro, uma das tropas mais especializadas do Brasil.
Durante sua palestra, Pimentel refletiu sobre a atual situação do estado da Bahia, destacando o avanço das organizações criminosas e fazendo uma comparação com a situação no Rio de Janeiro. Ele mencionou a existência de barricadas em bairros da capital baiana, uma estrutura que mantém a população refém das organizações criminosas, forçando os moradores a utilizarem serviços ilegais, desde internet e TV a cabo até gás de cozinha e comércio de padarias, impedindo o Estado de ter acesso ao local.
Pimentel ressaltou o faturamento dessas organizações criminosas, onde menos de 15% está ligado ao tráfico de drogas. A maior parte da receita vem de atividades paralelas, como os serviços mencionados. Ele destacou a necessidade de os responsáveis pela segurança pública focarem nessas práticas criminosas.
Em entrevista à Força Invicta, Rodrigo enfatizou a importância da segurança pública para diversos aspectos da sociedade, incluindo turismo, carnaval, vida noturna, desenvolvimento econômico e geração de empregos. “Não existe um projeto de estado ignorando a segurança pública”, pontuou. Ele também expressou confiança na atuação das forças de segurança do estado, apesar das organizações criminosas baianas estarem adotando táticas similares às das facções cariocas.
Pimentel é autor dos best-sellers “Elite da Tropa 1” e “Elite da Tropa 2”, que inspiraram o icônico personagem Capitão Nascimento dos filmes “Tropa de Elite 1 e 2”. Na palestra “Construindo Tropas de Elite”, ele ofereceu uma visão prática e detalhada sobre a formação e o treinamento rigoroso das tropas, a implementação de estratégias táticas avançadas, e ressaltou a importância da disciplina, do preparo físico e psicológico e da ética profissional.
Painéis do Auditório Salvador
Após a palestra de Pimentel, os participantes assistiram ao painel “Advento da Lei Orgânica Nacional e as Suas Repercussões nas Atribuições e Competências das PM e dos CBM”, conduzido pelos Coronéis Marlon Jorge Teza (Presidente da FENEME), Elias Miler da Silva (Diretor de Assuntos Legislativos da FENEME) e Sergio Fernando Pedroso Aboud (2º Vice-Presidente da FENEME).
“Subsídio: Impositivo Constitucional na Transparência do Serviço Público” foi apresentado na sequência pelo Delegado PCBA e Presidente da ADPEB, Jorge Figueiredo, pelo Diretor Jurídico da Força Invicta, Cel PMBA Gilson Santiago, pela Presidente da APPM, Cb PMBA Alaice Gomes, e pela Supervisora Técnica Regional no DIEESE, Ana Georgina da Silva Dias. A mediação foi executada pelo Advogado Dr. Anderson Oliveira.
À tarde, o Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, Dr. Azor Lopes da Silva Júnior, juntamente com Dr. João Carlos Campanini, abordaram a temática “Os Crimes Militares Próprios e os Impróprios na Nova Abordagem Doutrinária e Jurisprudencial”.
A sala ainda foi espaço para os seguintes painéis: “Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais: Principais Alterações” com Cel PMESP Elias Miler da Silva, a Diretora GFPSM Lívia Cantu de Paula Santos, o Presidente da ASOFBM Cel PMRS Marcelo Pinto Specht e o Presidente da ASSOMAL e Diretor Regional Nordeste da FENEME, Cel PMAL Olegário Marques Paes Junior; “A Aplicação do Método da Tríplice Hélice no Desenvolvimento de Produtos e Serviços Específicos para a Segurança Pública” com Cel EB Armando Lemos e Prof. Dr. Horácio Nelson Hastenreiter Filho; “Câmeras Corporais: Segurança Jurídica e Atuação Policial em Respeito aos Direitos Humanos” com Cel PMBA Antonio Jorge Ferreira Melo e a Drª. Fabiane Almeida.
ACAMEB e ASPAR
A programação deste espaço continuou com o Lançamento da Academia Baiana de Letras, Artes e Tecnologia dos Militares Estaduais (ACAMEB) feito pelo Presidente da organização, Tenente-Coronel PMBA Josemar Silva da Cruz, e a Solenidade de Encerramento do VIII Curso de Assessoria Parlamentar com a entrega dos certificados aos alunos concluintes.
Painéis do Auditório Morro de São Paulo – Temáticas da PM
O segundo dia do congresso foi o mais intenso de todos. Paralelamente ao Auditório Salvador, outros espaços foram abertos para tratar de questões direcionadas apenas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar.
No Auditório Morro de São Paulo aconteceram as seguintes abordagens: “O Caráter Educativo do Tribunal do Júri” com Dr. Vivaldo Amaral e o Procurador de Justiça Nivaldo Aquino; “Termo Circunstanciado de Ocorrência: Tecnologia de Gestão no Aumento da Eficiência Policial e na Promoção dos Direitos Humanos” com Cel PMSC Marcello Martinez Hipólito e Cel PMBA Manoel Amâncio Souza Neto; “Cadeia de Custódia para a Eficácia da Qualificação da Prisão para a Eficácia da Persecução Penal” com o Perito Técnico Rolemberg Macêdo dos Santos Filho e a Papiloscopista Simone de Jesus; “Organizações Criminosas (ORCRIM) e as Políticas Públicas de Enfrentamento” ministrada pelo Promotor de Justiça do Estado da Bahia Luiz Ferreira de Freitas Neto e o Superintendente de Gestão Prisional Luciano Teixeira Viana; “A Importância das Justiças Militares para o Estado Democrático de Direito” com o Desembargador do TJMMG Rúbio Paulino Coelho, Desembargador do TJMRS Fábio Duarte Fernandes, Desembargador do TJBA Baltazar Miranda Saraiva e Desembargador Militar do TJMSP Enio Luiz Rossetto; finalizando as apresentações da sala com “Modelos Comparados de Polícia” proferida pelo Cel PMSC Marcello Martinez Hipólito e Juan Manuel Ramos Santamaria.
Painéis do Auditório Ilhéus – Temáticas do CBM
Outro espaço com atividades foi o Auditório Ilhéus, que tratou de temas voltados ao Corpo de Bombeiros Militar. Entre os temas do dia estiveram: “Desastres Naturais no Rio Grande do Sul: Primeira Resposta em Enchentes e Inundações de Grande Impacto” com Cel QOEM CBMRS José Carlos Sallet de Almeida e Silva e Ten Cel QOEM CBMRS Daniel Silva da Silva; “Polícia Administrativa no Campo da Prevenção: A Evolução da Segurança Contra Incêndio no Brasil e no Estado da Bahia” com Ten Cel CBMBA Valdir Ferreira de Oliveira Junior, Ten Cel PMSP Alessandro Lima de Freitas e Cap CBMMG Evandro Maroni Mascarenhas”; “Prevenção a Afogamento” com o 1° Ten CBMMG Marcus Vinícius da Cruz Maia e Maj PMSP Eric Gazola Siviero Valle; “Desastre Natural: As Ações do Corpo de Bombeiros no Enfrentamento às Enchentes” abordado pelo Cel CBMBA Antônio Júlio Nascimento Silva, Maj PMSP Tiago Regis Franco de Almeida e Ten CBMMG Daniel William Simão Bridi; “Prevenção e Combate à Incêndios Florestais” com Ten Cel CBMMG Ivan Santos Pereira Neto, Maj CBMBA Murilo Souza Rocha e Cap PMSP Jean Gomes Pinto; finalizando com “A Importância do Vetor Aéreo para Atividade do Corpo de Bombeiros” apresentado pela Ten Cel CBMMG Karla Lessa, Maj CBMBA Luciano Santos Alves e Cap Med PMSP Fabiana Maria Ajjar.