LANÇAMENTO DO LIVRO DO ASSOCIADO CORONEL RAMALHO NETO ATRAI REFLEXÕES SOBRE A PMBA
10 de dezembro de 2024
Iniciativa ocorreu dia 06 de dezembro e contou com o apoio da Força Invicta
No último dia 06 de setembro, o Auditório do Edifício CEO Salvador Shopping foi palco do lançamento da mais recente obra do Coronel PM Jaime Pinto Ramalho Neto, intitulada “A Polícia Militar da Bahia Policiando os Carnavais de Salvador: 1970 a 2002”. O evento, que contou com o apoio da Força Invicta, reuniu um grupo seleto de associados e interessados na história e evolução da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
O livro de Ramalho Neto apresenta um estudo detalhado sobre a atuação da PMBA nos Carnavais de Salvador ao longo de três décadas. A obra explora como a PMBA, com recursos orçamentários limitados, conseguiu controlar os efeitos da violência e adaptar seus modelos operacionais e logísticos frente aos desafios impostos pela expansão do trio elétrico e do afro-elétrico-empresarial. O autor destaca o período de modernização da instituição, iniciado durante o governo de Paulo Souto, que trouxe avanços significativos para o patrulhamento dessa icônica festa popular.
Durante o lançamento, o presidente da Força Invicta, Capitão PM Igor Rocha, ressaltou a importância do evento e da obra para a instituição e para a sociedade. “É uma satisfação como presidente poder oportunizar um evento dessa natureza. Eu faço questão de ressaltar que o Coronel Ramalho Neto tem um papel muito importante, não só para trazer à tona questões que muitas vezes estão restritas e compartimentadas na memória de alguns oficiais, mas provocar essas reflexões na atual e próximas gerações, a fim de que possamos aprender com os acertos e os erros do nosso passado, ressignificar muitos paradigmas que nós temos hoje. O conhecimento é essencial para que nós possamos estar em uma constante reflexão”, afirmou o Capitão Igor Rocha.
O Coronel Ramalho Neto explicou que o livro teve origem em sua dissertação de mestrado, onde começou a trabalhar com questões raciais. Posteriormente, ao lidar com a questão das promoções dentro da PMBA, ele deu continuidade à obra. “Não é um guia operacional e tático, é um guia histórico com recorte da cultura organizacional. Não podia ser um livro muito técnico porque não era o público que eu estava querendo atingir, foi um livro construído para que qualquer pessoa que queira ler tenha condições de compreender como a Polícia Militar começou a conceber essa modelagem operacional de tática, logística, inteligência e valorização”, destacou o autor. Ramalho Neto enfatizou que o modelo atual da PMBA nos Carnavais de Salvador faz referência às mudanças ocorridas na década de 1990.
Citando o contexto atual de discussão sobre a transparência das promoções dos oficiais da PM no Tribunal de Justiça, o Capitão Igor Rocha mencionou a relevância das reflexões provocadas pelo Coronel Ramalho Neto. “Estamos vivendo um momento que é fruto das reflexões, das inquietações, e da produção acadêmica e literária que o Coronel Ramalho Neto nos entrega. Lembro que na primeira oportunidade que tivemos uma reunião com o secretário de Segurança Pública, presenteei-o com um livro do Coronel Ramalho, que discutia justamente a questão promocional da instituição. Além disso, temos resultados concretos, como a promoção através de processos judiciais, que tiveram como precursor o Coronel Arik, depois o Coronel Ramalho Neto e outros. Muitas pessoas foram impactadas por essa obra, de forma concreta, porque a promoção é algo que alcança diversas dimensões”, afirmou o Capitão Igor.
Jaime Pinto Ramalho Neto é doutor e mestre pela UFBA e possui extensa experiência no policiamento dos Carnavais de Salvador. Com uma carreira marcada por comandos estratégicos na PMBA, o autor já publicou importantes livros, como “Caminhos da Memória” e “Farda e Cor”.
Para acesso à obra, entre em contato com o Cel PM Ramalho Neto através do telefone/WhatsApp: SOLICITAR OBRA
Assista ao vídeo e saiba mais.