Força Invicta participa de evento do Governo do Estado para fortalecimento da segurança pública
23 de janeiro de 2025
Entre as medidas anunciadas estão a criação de novos cargos na Polícia Civil, a convocação de militares da reserva e a realização de concurso público para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar
Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, a Força Invicta marcou presença na cerimônia promovida pelo Governo do Estado, onde foi anunciada uma série de medidas significativas para o fortalecimento da segurança pública na Bahia. O evento, realizado com a presença de diversas autoridades militares e civis, incluiu a assinatura da criação de 2.397 novos cargos para o quadro de pessoal da Polícia Civil, distribuídos entre 500 vagas para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores.
Além disso, a Lei nº 25.575/2024, que embasou as medidas, trouxe benefícios diretos aos militares estaduais. Entre as ações, está a convocação de 17 bombeiros e 512 policiais da reserva remunerada para atuar em atividades administrativas, permitindo que militares da ativa sejam direcionados às ruas, aproximando as ações de segurança pública dos cidadãos baianos.
Outro destaque do evento foi a autorização, pelo governador Jerônimo Rodrigues, para a realização de concursos públicos voltados para oficiais do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, ampliando ainda mais o investimento na segurança pública.
Marco para a segurança pública e a luta associativa
O presidente da Força Invicta, Capitão PM Igor Rocha, destacou o impacto positivo das iniciativas anunciadas, classificando-as como “um marco para a segurança pública e a luta associativa”. Em seu discurso, ele enalteceu o reconhecimento do governador ao papel das associações e sindicatos no aprimoramento das políticas públicas de segurança.
“A Força Invicta continua comprometida na defesa dos direitos e prerrogativas dos militares estaduais, mas principalmente em contribuir com propostas que visem também a promoção e a capacitação desses profissionais, para uma entrega à sociedade baiana, para uma cultura de paz. Esse é o nosso compromisso. Louvamos o governo em trazer melhores condições de trabalho e pela convocação de novos profissionais para somar esforços com todos nós que estamos aqui na ativa”, afirmou o Capitão PM Igor Rocha.
Reconhecimento do trabalho das associações e sindicatos
Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues reconheceu o papel fundamental das associações e sindicatos. “Quanto mais forte um sindicato e uma associação, no seu papel sendo cumprido regimentalmente, acredito que é bom para a categoria, mas também para os serviços prestados”, afirmou. Ele agradeceu o empenho dos movimentos representativos e reforçou que as entidades desempenham uma função transformadora ao monitorar, cobrar e contribuir para a melhoria das ações governamentais.
O governador também destacou a importância de manter um diálogo aberto e transparente com as entidades. “Eu gostaria de fazer muito mais, tenham a certeza […]. Esse gesto foi de agradecimento e reconhecimento à luta de vocês”, completou.
Autoridades presentes
O evento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, o secretário de Administração Edelvino Góes, o Comandante-Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, o Comandante-Geral do CBMBA, Coronel Adson Marchesini, e a Delegada-Geral da PCBA, Heloisa Brito.