OFICIAIS QUE INSPIRAM: TC PM ANA FERNANDA DANTAS
É com muita satisfação que a Força Invicta parabeniza a associada Ana Fernanda Dantas, a primeira oficiala promovida à patente de Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia. Médica, bacharela em Direito, especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública e mestranda em Administração Pública, a Tenente-Coronel, apresenta uma trajetória de 25 anos de serviços prestados a Corporação. Formou-se em Medicina em 1988, na UFBA, fez dois anos de residência médica em pediatria geral no Hospital das Clínicas, um ano de pneumologia infantil e especialização em UTI pediátrica. Após 5 anos de formada, prestou o concurso para oficiais e ingressou na carreira militar.
Para a Tenente-Coronel Ana Fernanda, o processo de promoção tem toda uma construção, de empenho e comprometimento, ao longo da carreira militar. “Essa conquista, na verdade, é de todas as mulheres que procuram galgar postos e ocupar funções cada vez mais estratégicas e superiores na sociedade. E cada vez mais, estamos comprovando a nossa competência ao atuar em funções de comando na Corporação”, enfatizou.
O interesse pelo meio Militar ocorreu por influência do seu tio Erasmo, dentista do Exército. “Meu pai faleceu, quando eu tinha 9 anos, então a minha referência paterna ficou muito ligada ao tio Erasmo, casado com a minha tia materna. Acompanhei o seu trabalho, na área de saúde no meio militar do Exército, o que acabou, me influenciando para fazer a medicina e também ingressar na carreira militar”, narrou a Tenente-Coronel.
Foi quando, em 1993, se inscreveu no 1º concurso de oficiais específicos da área de saúde (dentistas e médicos), aberto também para mulheres, e em 1994 ingressou na Polícia Militar conquistando o posto de Primeiro Tenente; 2001 passou para Capitã; 2011 foi promovida a Major e, em maio de 2019, a Tenente-Coronel. Suas atribuições foram evoluindo de acordo com a patente conquistada. Em meio a sua trajetória, prestou serviços no Departamento de Saúde do CPM de Dendezeiros, assumiu a coordenação do planejamento médico do Departamento de Saúde da Polícia Militar, implantou o serviço médico (unidade descentralizada) da Casa Militar do Governador, bem como o departamento médico do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), além de atuar no comando da Junta de Recursos, Revisão e Reformas do Departamento de Saúde da Polícia Militar.
Ao narrar toda a sua jornada na Corporação, a Tenente-Coronel foi enfática: “Adoro trabalhar na Polícia Militar, exercer o trabalho com prazer, satisfação, é fundamental. Na Corporação, há uma necessidade de passar por todos os setores, diante disso, procurei não ficar limitada, sempre busco novos horizontes. O conhecimento é uma ferramenta extremamente inclusiva e motivadora, nos incentiva a construir a carreira, galgando novos postos, de forma segura”, ressaltou.
Pelo seu exemplo de determinação, dedicação e competência, a primeira mulher a ser promovida a Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia, Ana Fernanda Dantas, é uma oficiala que inspira, principalmente, as mulheres, que a cada dia vêm lutando para conquistar o seu espaço de forma igualitária. A Tenente-Coronel é um exemplo real de que a mulher tem a competência de chegar aonde ela quiser. Avante Mulheres! Avante Oficialas!