ENCONTROS COM ASSOCIADOS ABREM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO PARA SOLUÇÕES DA CATEGORIA
O ciclo de reuniões da Força Invicta com seus associados entrou na segunda semana de diálogos e vem se mostrando cada vez mais democrático no processo de escuta e contribuições para as propostas que buscam solução diante das demandas da categoria. Nesta semana, a Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia se reuniu em: Feira de Santana (dia 28 de julho) e Salvador (dia 29).
De acordo com o Vice-presidente da Associação, Igor Rocha, o sucesso da participação dos membros associados é reflexo da credibilidade na representatividade da Força Invicta. “Esse quórum representa a confiança na Força Invicta e a gente percebe que isso se estende por todo Estado da Bahia. Por onde temos passado os associados têm comparecido e contribuído para essa discussão tão importante, o que nos motiva a seguir nesse ritmo. Entendemos a importância de escuta-los nesse processo de construção das soluções relacionadas a remuneração e promoções dentro da instituição”.
Durante a exposição feita pelo Ten Cel Copérnico Mota, Presidente da Força Invicta, foram apontados dados que mostram a posição desfavorável dos militares baianos no ranking nacional que avaliou a remuneração de policiais e bombeiros militares. Independente do posto ocupado, quando comparado com outros estados da Federação, a Bahia fica entre a 18ª e a 22ª posição, evidenciando um grande abismo na defasagem salarial. Com relevante destaque, outra problemática abordada foi a lei de promoções e as distorções que tem produzido ao desmerecer critérios objetivos relacionados ao desempenho do militar vinculado ao desenvolvimento institucional, desdobrando na transformação do critério de merecimento em critério de escolha.
No decorrer dos pronunciamentos, outro tema de grande repercussão entre os oficiais foi o da Representação Política. A Associação entende que essa é uma das vias para a preservação das conquistas e dos direitos dos militares estaduais, bem como da valorização da categoria – sentimento este também compartilhado pelos membros filiados que se fizeram presentes.
“Essa retomada das reuniões traz mais credibilidade para a Associação, até porque a Força Invicta somos todos nós juntos. Se a gente não participar dos encontros, deixar que somente os que elegemos para estar na Diretoria decidam tudo, ficará difícil. Então, reforço que este é um momento bastante oportuno para amadurecermos nossas discussões, e aproveito para parabenizar a Associação, que mostra que não está perdendo tempo”, declarou o Ten Cel RR PM Gilson Seixas, um dos primeiros oficiais a comparecer no evento do dia 29 de julho.
Nos dias 14 e 15 de julho, a Diretoria Executiva participou de reuniões com os associados da Regional do Baixo Sul. Os encontros foram sediados nos municípios de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, respectivamente. As próximas agendas serão divulgadas em breve.