FORÇA INVICTA PARTICIPA DE EVENTO PARA ELEIÇÃO DE NOVOS MEMBROS DO CONESP
FORÇA INVICTA PARTICIPA DE EVENTO PARA ELEIÇÃO DE NOVOS MEMBROS DO CONESP
O Presidente da Força Invicta, Ten Cel PM Copérnico Mota, e o Vice Cap PM Igor Rocha acompanharam hoje (16/03), no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a eleição para escolha dos dois novos membros que irão integrar o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). “Dentre as possibilidades vislumbradas pela Força Invicta está a melhoria dos investimentos na área e consequente valorização dos homens e mulheres da Segurança Pública e Defesa Social que dedicam suas vidas para servir à sociedade baiana”, ressalta Ten Cel PM Copérnico Mota.
“É importante ressaltar que a Segurança Pública não se faz apenas com polícia, mas, com o envolvimento de toda a sociedade civil organizada. Por isso, a importância da participação dos diversos atores sociais nestes conselhos para que possamos, juntos, encontrar soluções mais assertivas, respeitando sempre os Direitos Humanos, preservando a vida, e a garantia do exercício pleno dos direitos previstos em nossa Constituição”, enfatiza Cap PM Igor Rocha.
Eleito por aclamação, Eduardo Ribeiro, representante da iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, foi escolhido como membro do Conesp, juntamente com sua suplente Ana Carolina Silva. “O tema dentro das instituições está sempre muito voltado na atuação das polícias quando, na verdade, o tema Segurança Pública é de toda a sociedade. A nossa presença neste espaço é uma oportunidade de contribuímos com esse entendimento de ampliação da ideia de Segurança Pública no Governo e na sociedade. Pretendemos contribuir com a produção científica, melhorando o entendimento sobre o tema e, principalmente, nas questões que envolvem as drogas com foco em políticas públicas protetoras da vida”, explica Eduardo Ribeiro.
De acordo com informações da SSP, durante o mandato de dois anos, os novos membros terão competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de Segurança Pública e Defesa Social, respeitadas as instâncias decisórias e as normas de organização da administração pública.
A organização escolhida hoje integra o Conesp, juntamente com o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, representantes das quatro forças de segurança (Polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros) e entidades como o Ministério Público; Defensoria Pública; secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).