PMBA LANÇA GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE PELA IGUALDADE RACIAL
No próximo dia 13 de maio, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoverá o lançamento do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR). A ação pioneira, resultante da proposição de Oficiais do Departamento de Promoção Social, ocorrerá às 10h, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE).
“Essa é uma iniciativa pioneira que se materializou a partir da preocupação que temos tido com relação com as críticas sobre a atuação da PMBA, e, diante disso, compreendemos que a solução para os julgamentos passa por estudos interdisciplinares do racismo e da segurança pública”, relata o Major Sílvio Rosário, que atualmente atua como Gerente de Projetos do Departamento de Promoção Social.
O GTPIR terá caráter permanente de assessoramento, pesquisa e proposição de ações institucionais ligadas à questão racial no âmbito corporativo e fora dele, e será composto por Oficiais de diversos departamentos da Corporação, incluindo o Instituto de Ensino e Pesquisa e a Corregedoria. “O GTPIR é consequência dos esforços do Excelentíssimo Senhor Comandante-geral, Cel PM Paulo Coutinho, no sentido de modernizar as ações policiais, aproximando a Corporação ainda mais da sociedade civil baiana, visando minimizar os efeitos nocivos do racismo na sociedade”, acrescenta Maj PM Rosário.
Durante o evento de lançamento do GTPIR, personalidades que contribuíram com o debate da questão racial no âmbito da Segurança Pública serão homenageadas, bem como os membros fundadores do NAFRO PM, que são incentivadores diretos da criação do atual Grupo de Trabalho. Outro destaque do lançamento será a apresentação de algumas iniciativas efetivadas pelo grupo, o qual já se mostra atuante desde antes de sua formalização.
O auditório do BEPE está situado à Rua Rádioamadores, KM 01, Pituaçu, Salvador/Ba, e o evento será aberto ao público.