PAGAMENTO DE PENSÃO MILITAR É ANUNCIADO
Na quarta-feira, 03/08, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Líder da Maioria no Governo, Deputado Estadual Rosemberg Pinto, informou que o governador Rui Costa reconheceu a proposta da Força Invicta e solicitou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que revisasse o seu parecer, considerando a legislação federal, a fim de conceder o pagamento das pensões das viúvas e viúvos que estão sem receber seus benefícios desde janeiro de 2022.
Este ato é resultado da mobilização de toda a categoria, fruto das ações movidas pela Força Invicta junto à sociedade, aos seus associados, às demais entidades representativas de militares estaduais, bem como aos parlamentares e ao Governo da Bahia, buscando sensibilizá-los para essa questão tão importante e urgente.
Cronologicamente, foram realizadas reuniões com membros do Sistema de Proteção Social Militar do Estado, seguidas de articulações junto à liderança da maioria, ao mesmo tempo em que foi concedida liminar no Mandado de Segurança que propôs a suspensão do percurso legislativo do Projeto de Lei que estava tramitando na Casa Legislativa. Também tiveram reuniões com as associações APPM, APRF, ABSSO, assim como com os coronéis da Reserva e Reforma, e com as viúvas dos militares. Nesse mesmo período, novos encontros aconteceram com deputados e membros de áreas sistêmicas do Executivo, a exemplo da SUPREV (Superintendência de Previdência), que não avançaram em soluções para a questão do pagamento das pensões das viúvas. Depois, foram concedidas liminares favoráveis às viúvas em ações judiciais da Força Invicta (Mandados de Segurança Individuais impetrados por associados) e da ASPRA (Mandado de Segurança Coletivo).
Seguido a essas articulações, o Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, Deputado Capitão Alden, convocou uma Audiência Pública, cujo evento contou com a participação, dentre outros parlamentares, do Deputado Federal Pastor Sargento Isidório, e do então pré-candidato a Deputado Estadual, o Capitão Tadeu. O desdobramento dessa iniciativa repercutiu numa nova reunião com o Líder do Governo e o Superintendente da SUPREV e, no dia seguinte, em um novo encontro, só que desta vez com o Procurador Geral do Estado, Dr. Paulo Moreno. Nesta última reunião também participaram o Deputado Pastor Sargento Isidório, Deputado Capitão Alden, além de representantes das demais associações.
Esse conjunto de ações mais a mobilização promovida pela Associação junto aos seus associados, pela importância e repercussão do tema, resultaram no recuo do Governo do Estado para essa decisão que beneficiará os mais de 160 viúvos e viúvas de militares estaduais, ao que a Força Invicta parabeniza o Governo pela sensibilidade em reconhecer o problema e solucioná-lo da forma como proposto pela Força Invicta.
Seguimos mobilizados para que o Projeto de Lei 24.562/2022 se adeque à legislação federal e resguarde os direitos dos militares estaduais e de suas famílias.
Confira abaixo os links relacionados ao tema:
REPRESENTANTES DA SAEB DIALOGAM COM MEMBROS DA FORÇA INVICTA
18 mar 2022
FORÇA INVICTA EM BUSCA DE REDISCUSSÃO DE PROJETO DE LEI QUE CORTA DIREITO DA CATEGORIA
13 abr 2022
FORÇA INVICTA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUTIR ESTRATÉGIAS SOBRE AS PENSÕES DAS VIÚVAS DOS MILITARES
13 jul 2022
FORÇA INVICTA, ABSSO E APRF VISITAM O DEPUTADO FEDERAL PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO
15 jul 2022
FORÇA INVICTA PARTICIPA DE REUNIÃO COM CORONÉIS SOBRE CONCESSÃO DE PENSÕES DOS MILITARES
20 jul 2022
REUNIÃO COM AS VIÚVAS DOS MILITARES ESTADUAIS FORTALECE A LUTA PELOS DIREITOS DAS PENSÕES
21 jul 2022
CONFIRA O VÍDEO DE ALGUMAS VIÚVAS SOBRE A SUSPENSÃO DAS PENSÕES POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO
22 jul 2022
FORÇA INVICTA PARTICIPA DE NOVO ENCONTRO DA ABSSO, APRF E VIÚVAS DE MILITARES
26 jul 2022
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PENSÕES MILITARES ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA, 27/07
26 jul 2022
https://forcainvicta.com.br/index.php/2022/07/26/audiencia-publica-sobre-pensoes-militares/
VIÚVAS, PENSIONISTAS E ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE MILITARES ESTADUAIS OCUPARAM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
28 jul 2022
COLETIVO QUE DEFENDE DIREITOS DOS MILITARES ESTADUAIS REUNIU-SE COM PARLAMENTARES E MEMBROS DO GOVERNO APÓS AUDIÊNCIA PÚBLICA
28 jul 2022
NOVO DESDOBRAMENTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA REPERCUTE EM REUNIÃO NA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO
29 jul 2022
SITUAÇÃO DAS VIÚVAS DE MILITARES ESTADUAIS É PAUTA DE NOVA REUNIÃO
02 ago 2022