SECRETÁRIO BRUNO MONTEIRO RECONHECE IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO CARNAVAL DE SALVADOR
O Carnaval de Salvador é a maior expressão cultural de participação popular do planeta. Seja pela vibração dos sons, pela sensação das cores ou pelo ritmo das danças, é nas ruas da cidade que a multidão explode em alegria e vive seus momentos mais incríveis. São milhões de pessoas reunidas – entre baianos e baianas, e turistas dos quatro cantos do mundo – e dar conta de tanta gente assim, cheia de vibrações para compartilhar, só mesmo tendo a presença dos profissionais das forças de segurança, policiais e bombeiros militares, a fim de que a paz e a alegria protagonizem a festa e os direitos de cada cidadão sejam garantidos.
Quem reconhece esse importante papel que os militares estaduais desempenham, especialmente nesse período do carnaval, é o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro. “A gente sabe que é com segurança que a gente quer curtir. A diversão só é completa quando tem segurança e para ter segurança a gente precisa muito do trabalho e da dedicação desses profissionais, obviamente de todo o sistema de inteligência, dos Centros de Operações Integradas, todo esse processo de segurança pública que faz o nosso carnaval acontecer. Então, muito obrigado pela dedicação de todos e todas vocês que ajudam a fazer um carnaval lindo, incrível e inesquecível para todas as pessoas”, agradeceu o gestor.
E essa atuação das tropas acontece não apenas nos dias de festejo, mas muito antes das bandas colocarem seus trios para desfilar ou dos camarotes se transformarem em espaços de experiências exclusivas. É com bastante antecedência que órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar se preparam para essa festa e realizam seus trabalhos de planejamento e vistorias, a fim de garantir que tudo transcorra da melhor maneira possível – isso sem contar as inúmeras capacitações as quais os guardiões da folia são submetidos com o propósito de qualificar a atividade militar. E quando chegam os dias de festa a dedicação dos homens e mulheres que escolheram a missão de proteger os cidadãos, mesmo com o risco da própria vida, torna-se exclusiva. As famílias que eles e elas passam a abraçar são os/as colegas de farda e o povo nas ruas.
Nesse ano de 2023, após um jejum de dois anos sem carnaval, serão mais de 30 mil agentes da PM e do CBM espalhados pelos circuitos oficiais (Dodô – Barra/Ondina, Osmar – Campo Grande e Batatinha – Pelourinho) e bairros da capital, além da presença em outros 60 municípios baianos que também estarão em festa. De acordo com os dados divulgados pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, o investimento é de quase R$ 70 milhões. Entre o que está previsto no esquema de segurança estão 42 portais de abordagem para evitar que armas e drogas entrem nos circuitos da festa, 300 câmeras de segurança, sendo metade delas com reconhecimento facial, drones, além de contar com o apoio de policiais infiltrados e do Centro Integrado de Comando e Controle que estará ativo 24h durante os sete dias de festa. Serão 43 agências e órgãos prontos para atender a qualquer tipo de ocorrência.
Sem dúvidas, o carnaval de Salvador é uma ação integrada, que demanda esforços e cuidado com todos que dele participam. E a todos profissionais envolvidos com essa festa, especialmente os da segurança pública, a Força Invicta deseja um trabalho de sucesso e coloca-se à disposição para os atendimentos que se fizerem necessários.
Confira o vídeo: