FORÇA INVICTA REBATE AFIRMAÇÃO DO GOVERNO DE QUE NÃO RECEBEU CRÍTICAS DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO REAJUSTE SALARIAL
15 de maio de 2023
Durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 11 de maio, a Força Invicta aproveitou o momento para rebater a afirmação do governo de que não recebeu críticas dos profissionais de Segurança Pública em relação ao reajuste salarial de 4%, contradizendo o que vem sendo dito na imprensa.
Além da defasagem salarial de quase 54% nos últimos oito anos (dados do DIEESE), que vem comprometendo o poder de compra desses trabalhadores, a quebra da isonomia entre as categorias da Segurança Pública está sendo apontada como o principal entrave para aceitação do Projeto de Lei que tramita na Alba, cuja votação está prevista para esta terça-feira, 16.
De acordo com um dos projetos enviados à Casa Legislativa, os delegados de Polícia Civil terão um reajuste salarial de quase 9%. Além disso, o PL 24.871 e o PL 24.873 apresentam um quantitativo de vagas insuficiente às necessidades que a categoria possui na atualidade, pois existem oficiais que acumulam o dobro, o triplo e alguns ate o quádruplo dos interstícios. Para a Força Invicta, a criação de cargos comissionados não repercute em valorização salarial, pois sequer alcança a 19% da oficialidade e representa menos de 3% do efetivo total da PM. Em relação aos bombeiros, não alcança a 41% da oficialidade e representa menos de 6% do efetivo total.
A entidade defende um projeto de lei que abranja a toda categoria dos militares estaduais da PM e bombeiros, visto que a criação do que chamou de “penduricalhos” se torna ainda mais prejudicial aos inativos, que não incorporam gratificação aos vencimentos e salários.
A associação ratifica o pedido urgente de uma mesa setorial de negociação para que a categoria apresente seus pleitos, de todo o modo, nesta terça-feira (16) será realizado um ato com as associações/sindicatos que compõem a UNIPROSEG (União dos Profissionais da Segurança Pública da Bahia) em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 10h.