NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS POLICIAIS MILITARES DE GOIÁS ASSOFGO
03 de novembro de 2023
A Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta, representando o oficialato da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, manifesta solidariedade aos policiais militares de Goiás e à Associação dos Oficiais Militares de Goiás. Isso acontece em decorrência de declarações preocupantes feitas por um desembargador goiano em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, onde ele sugere o fim da Polícia Militar em prol do bem-estar social.
A Força Invicta ressalta a complexidade da segurança pública, que envolve diversos atores, incluindo a sociedade civil e a necessidade de uma consciência coletiva para o sucesso das políticas de segurança. Acreditamos que discussões críticas sobre a reforma e a melhoria das instituições policiais, bem como do sistema jurídico, são essenciais para fortalecer o Estado Democrático de Direito.
A postura do desembargador exige a adoção de medidas urgentes para mitigar os danos causados. Declarações desta natureza, especialmente quando proferidas por um membro do poder judiciário, minam a estabilidade do Sistema de Segurança, geram confusão e desmotivam aqueles que arriscam suas vidas diariamente em prol da paz social.
Destacamos que o trabalho das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, é crucial para a garantia e o exercício dos direitos fundamentais dos cidadãos. As corporações policiais militares merecem respeito e reconhecimento.
Episódios como este ressaltam a importância das entidades representativas na defesa das prerrogativas dos militares estaduais. Parabenizamos o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por sua rápida manifestação pública, e o presidente da ASSOFGO, Coronel Cardoso, por sua firme defesa do oficialato goiano.
Atenciosamente,
Igor Carvalho Rocha – Capitão PM
Presidente da Força Invicta