FORÇA INVICTA PRESTIGIOU ATIVIDADE TRADICIONAL DA OUVIDORIA DA PMBA
14 de outubro de 2024
No último dia 11 de outubro, a Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia (PMBA) – órgão responsável pelo registro das manifestações oriundas da população, relativas à segurança pública, prestação de serviços dos policiais militares e às demandas institucionais – realizou um momento de confraternização entre seus membros, em agradecimento às conquistas realizadas pela instituição ao longo do ano.
“Esse evento é realizado há mais de 10 anos. É um almoço que antecede ao Dia das Crianças, com o propósito de agradecer a tudo na instituição, com a aquiescência de Nosso Senhor Jesus Cristo, da família e de todos os santos, inclusive Cosme e Damião”, relatou o Ouvidor-chefe, Coronel PM Saulo Roberto Costa dos Santos.
Reunindo oficiais e praças da Ouvidoria, além de membros de outros órgãos da PMBA e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o tradicional caruru também foi prestigiado pela Força Invicta, representada pelo presidente Capitão PM Igor Rocha. Na ocasião, ele saudou os associados da Força Invicta presentes, incluindo o Comandante-Geral Coronel BM Adson Marchesini, e falou da importância da Ouvidoria para a sociedade: “A Ouvidoria é um mecanismo de defesa dos direitos dos cidadãos capaz de assegurar uma melhor prestação dos serviços de segurança pública à população”, disse.
O Ouvidor-chefe agradeceu a presença do presidente da Força Invicta e reforçou o papel do órgão como mecanismo de controle externo e de promoção dos direitos: “Estou muito feliz, finalizando quase 39 anos de carreira e fechando com essa missão que me deram, que foi a Ouvidoria, um órgão tão importante e que a gente não sabe ainda a magnitude, principalmente a gestão da Polícia Militar, porque a Ouvidoria existe para minorar os problemas e favorecer que a gestão seja plena, seja exercida de forma tranquila e passiva, haja vista que a Ouvidoria é uma ferramenta da democracia, onde tanto público interno quanto público externo pode ter as suas demandas acolhidas e levadas até os gestores para que a gente traga uma solução amigável para ambos os lados”.
De acordo com o Coronel Saulo, o órgão trabalha em rede com mais 239 ouvidorias setoriais das unidades da PM. O propósito é estar mais próximo ao policial militar, oferecendo-lhe um feedback das demandas e reduzindo as punições. “A punição é um instrumento que pode ser mitigado com a antecedência do acolhimento da Ouvidoria quanto a essas demandas, e é um processo que engradece nossa atividade de policial militar, principalmente na qualidade da prestação do serviço para a sociedade”, concluiu.
Atualmente, a sede da Ouvidoria funciona na Rua do Tijolo, nº 68, J. J. Seabra – mesmo prédio onde funcionam o 18º Batalhão de Polícia Militar e o Batalhão Especializado de Polícia Turística.