PARTICIPAÇÃO DA FORÇA INVICTA NO VII CONGRESSO IBSP REFLETE COMPROMISSO COM A SEGURANÇA PÚBLICA
18 de outubro de 2024
A Força Invicta marcou presença no VII Congresso do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), realizado neste 17 de outubro na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Presidido pelo Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Azor Lopes da Silva Júnior, presidente do IBSP, o evento reuniu autoridades e especialistas para debater temas relevantes à segurança pública, destacando sua importância na sociedade baiana.
Representando o presidente da Força Invicta, Capitão PM Igor Rocha, o diretor social da entidade, Tenente-Coronel PM Copérnico Mota, ressaltou a importância da participação no congresso: “Nossa presença reforça nossos objetivos institucionais de fomentar a capacidade técnico-intelectual dos nossos associados em eventos dessa natureza. Inclusive, há cerca de um mês, realizamos o I Congresso Baiano de Segurança Pública”. Para o Tenente-Coronel, o debate refinado e qualificado sobre segurança pública traz “a perspectiva de clarear as mentes em busca de soluções efetivas para os problemas que enfrentamos”. Em seguida, ele parabenizou a iniciativa do IBSP.
Diversos associados da Força Invicta participaram do congresso, a exemplo do primeiro presidente da entidade, Tenente-Coronel PM Silvio Correia (2004-2010), que integrou uma mesa-redonda, e do Tenente-Coronel PM Edson Mascarenhas, que esteve na condição de representante do presidente da ALBA, deputado estadual Adolfo Menezes.
Em diálogo com a Força Invicta, o Tenente-Coronel Mascarenhas discorreu sobre a importância do congresso para os profissionais de segurança pública: “Vivemos um momento em que precisamos verificar o que vem acontecendo no Juizado Especial. O pacto social deve melhorar de forma genérica, e a Polícia Militar, a Polícia Civil e outros órgãos de segurança pública fazem parte desse contexto. Eu reputo como deveras importante essa discussão porque chama a atenção do tema e dá uma nova abordagem para a segurança pública […]. É um tema complexo e multidisciplinar importante para que a gente melhore a questão do produto final da segurança pública, que é a segurança da sociedade”.
A programação do evento incluiu uma Mostra de Obras Científicas e três rodadas de mesas-redondas com as seguintes temáticas: “1ª Conferência Nacional de Segurança: passados 15 anos, o que mudou e o que ainda precisa mudar?”, “Resolução de Conflitos e Juizado Especial Criminal: experiências de sucesso na segurança pública e na persecução penal do Brasil”, e “Diagnóstico da pesquisa nos campos da Segurança Pública e das Ciências Policiais no Brasil”.
Também participaram do evento o associado Coronel PM Edval Carlos dos Santos Filho, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), representando o também associado Comandante-Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, o conselheiro deliberativo da Força Invicta, Coronel PM Henrique Melo, o presidente da Academia Baiana de Letras, Artes e Tecnologia dos Militares Estaduais (ACAMEB), Ten Cel PM Josemar Silva da Cruz, e o Maj PM Dequex Araújo Silva Júnior, entre outros.
Ao final do congresso, foram realizadas premiações entre os participantes.