GOVERNO SANCIONA PROMOÇÕES DE MILITARES ESTADUAIS NO AMAZONAS
As promoções da Polícia Militar e dos Bombeiros foi garantida por meio de decretos assinados na noite desta quinta-feira (13), pelo governador em exercício, desembargador Flávio Pascarelli, na sede Governo do Amazonas.
Os decretos com os atos de promoção beneficiam 2.415 policiais militares e 386 bombeiros. Os atos foram assinados pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel David Brandão; o comandante geral dos Bombeiros, coronel Fernando Pires; além do secretário de Segurança Pública, Sergio Fontes; o o delegado geral Frederico Mendes; o secretário da Casa Civil, José Alves Pacífico e o secretário de Fazenda em exercício, Dário José Braga.
“Este ato é em cumprimento a decisão judicial não implicando na violação da Lei Eleitoral”, destacou o governador em exercício. Flávio Pascarelli ocupa provisoriamente o cargo de governador do Amazonas enquanto o governador David Almeida cumpre agenda em Brasília.
Ao assumir o governo, no último dia 9 de maio, o governador David Almeida garantiu que buscaria meios legais para garantir o escalonamento da PC e a ascensão da carreira na PM e no Corpo de Bombeiros.
Em maio, um grupo de trabalho formado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a Casa Civil e o comando das corporações foi criado para analisar os impactos financeiros das promoções no orçamento, levando em conta a Lei de Responsabilidade Fiscal e as vedações impostas pela Lei Eleitoral.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, afirmou ser esta a maior promoção da Polícia Militar no Amazonas. A medida inclui ainda 128 oficiais da PM com direito a promoção. “É a maior promoção da história da Polícia Militar do Amazonas e o nosso efetivo merece. Com essa promoção histórica, ficamos muito contentes pelos homens e mulheres que estão trabalhando lá na linha de frente. Assim como somos gratos pelo reconhecimento ao servidor policial civil que também vai ter seu escalonamento garantido”, declarou.
O comandante da PM, David Brandão, disse que as promoções vão refletir diretamente no trabalho dos policiais que, segundo ele, trabalharão ainda mais motivados. Já o comandante dos Bombeiros, coronel Fernando Pires, disse que as promoções são um marco na comemoração dos 141 anos da corporação, completados esta semana.