DPS REALIZA CAPACITAÇÃO VOLTADA PARA A PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO E DO SUICÍDIO

29251353_1779563978732089_1406301603_oO Departamento de Promoção Social da Polícia Militar da Bahia (DPS) está promovendo, durante esta semana (19 a 23), a “Oficina de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Qualidade de Vida para a prevenção da depressão e do suicídio.” A programação das atividades, abrange nove turmas para Salvador e Região Metropolitana. A primeira turma iniciou-se, na manhã desta segunda-feira (19), no auditório do DPS, localizado na Vila Policial Militar do Bonfim na cidade baixa.
A Oficina visa atender uma demanda solicitada pelo Comandante Geral da PMBA, Cel PM Anselmo Alves Brandão, devido às incidências de transtorno ocupacional, ideação ou tentativa de suicídio entre os militares estaduais, demais operadores de Segurança Pública e integrantes das Forças Armadas.

Neste contexto, a Capacitação tem o intuito de informar, despertar e sensibilizar os Comandantes, Diretores e Chefes das Instituições Militares sobre as questões atreladas aos problemas de saúde pública, que podem ser prevenidos, quando os indícios comportamentais adversos por parte do efetivo forem, brevemente, perceptíveis. “As atividades são dirigidas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, educador físico e educador financeiro, além das práticas integrativas complementares, como a terapia comunitária e familiar, a Yogaterapia, a musicoterapia, a arterapia e coaching, que visam fortalecer a política de valorização do servidor, sensibilizando o público interno sobre a magnitude do problema e a disponibilidade de estratégias eficazes de prevenção”, explica o Cap PM Edno Santana, autor e coordenador do Programa Abraçando a Vida do DPS e diretor financeiro da Força Invicta.

Esse Programa foi idealizado, desde 2016, pelo DPS, e vem sendo implantado mensalmente, em duas etapas. Na primeira, quinzena, é realizado com agentes das localidades da cidade do Salvador e da Região Metropolitana, e na segunda com os CPRs do interior da Bahia. De acordo com o Cel PM Jorge Inácio Diniz, diretor do Departamento de Promoção Social, o resultado tem sido satisfatório. “O ano passado, conseguimos evitar uma média de cinco suicídios, entre agentes ligados a CPR Sul e CPR Leste, o que nos gratifica bastante”, destacou o Coronel Diniz. Vale ressaltar que a Oficina será ampliada para capacitar os oficiais que participam do CESP e do CEGESP, atingindo uma média de cento e trinta oficiais que atuam como Comandantes.

Cel PM João Inácio Diniz, diretor do DPS.
Cel PM João Inácio Diniz, diretor do DPS.

A “Oficina para Agentes Multiplicadores em Qualidade de Vida para a prevenção da depressão e do suicídio”, já capacitou mais de quatrocentos agentes militares do Estado da Bahia. Para a 2° Ten EB, Fabíola Celestino, psicóloga, mestre em Cognação e Neurociências do Comportamento, atuante na 6° Região Militar na Seção de Serviço de Assistência Social, a importância de buscar conhecimentos acerca da devida atuação no âmbito do cuidado com a saúde mental, é imprescindível, uma vez que a depressão, considerada a doença do século, é a grande motivadora da ação suicida. “A capacitação disponibilizada pela PMBA, por meio do DPS, é um excelente mecanismo de atuação na busca de conhecimento, promoção da saúde mental e melhoria da qualidade de vida de nossa família militar. Fico extremamente grata com o convite para participar da capacitação e muito feliz com a troca de conhecimentos, estreitando os laços entre as forças em prol de um único objetivo: valorização da dimensão humana de nossas tropas militares.” Enfatizou a Ten EB Fabíola Celestino, participante da Oficina de Capacitação.

 

RELATED POST

Leave a reply

Login Associado

Convênios

Youtube