Em meados de 2004, um grupo de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, passou a se reunir regularmente na Vila Policial Militar do Bonfim para discutir as possíveis formas de se buscar soluções autênticas para os problemas que a oficialidade da Corporação já estava cansada de esperar, uma vez que as soluções implementadas não atendiam aos anseios da totalidade da categoria.
Assim, fez-se nascer, pouco tempo depois, em 18 de setembro do mesmo ano, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta, que, à época com cerca de 126 (cento e vinte e seis) abnegados Oficiais proclamou-se, em Assembleia Geral realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar – unidade Dendezeiros, a sua criação e a aprovação do seu Estatuto.
Após dois meses da sua criação, foi eleito e empossado como o seu primeiro presidente, o então Capitão PM Silvio Correia, o qual permaneceu por dois mandatos à frente da sua direção, desenvolvendo um profícuo trabalho que brindou a sua saída com um quadro de associados que superou a casa dos 1.300 (mil e trezentos) oficiais, fortalecendo em muito a nossa representatividade.
O Tenente Coronel PM R/R Edmilson Tavares Santos foi o segundo presidente eleito da Força Invicta e permaneceu à frente da Associação por dois mandatos. Foram seis anos de trabalho, perseverança e conquistas. Durante sua administração alcançamos degraus ainda mais altos e chegamos a casa dos 3.300 (três mil e trezentos) associados.
De utilidade pública municipal nos termos da lei nº 7.489, de 20 de junho de 2008, a entidade é uma instituição sem fins econômicos, apartidária, de caráter civil, com tempo de duração indeterminado e com personalidade jurídica própria. Seus propósitos estatutários fundamentais visam o fortalecimento da classe e o exercício da representação dos associados, através de ações na esfera político-administrativa ou judicial, em defesa dos seus interesses comuns, além da promoção do intercâmbio cultural, social, esportivo, recreativo e artístico.
Até o ano passado, a Força Invicta foi presidida pelo Ten Cel PM Copérnico Mota da Silva e conquistou sua sede própria, em junho de 2018. A sede passou por reformas e em março de 2019 foi inaugurada.
Atualmente, sob a presidência de Igor Rocha e Alisson Soares, a Associação conta com um quadro de aproximadamente 4.500 associados. O atual gestor tem o propósito de dar continuidade ao processo de conscientização através das discussões acerca dos rumos da Instituição e dos destinos da Oficialidade, além de evidenciar o trabalho destes Oficiais a fim de que a categoria seja melhor reconhecida junto ao Governo do Estado e à sociedade em geral.