CONHEÇA A NOVA OBRA DO PROJETO ESTANTE DE LIVROS

“A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA: UMA ANÁLISE DO CIM (1935–1940)”

O Projeto Estante de Livros desta semana abre espaço para a obra “A história da educação na Polícia Militar da Bahia: uma análise do CIM (1935–1940)”, de autoria dos Capitães PM Silvio Rosário e Charles Carqueijo e do Major BM Paulo Martins. O trabalho – fruto de pesquisa interdisciplinar realizada no âmbito da Academia de Polícia Militar – traz em sua essência uma análise do contexto de criação do Centro de Instrução Militar (CIM), que correspondeu a uma ultra especialização da capacitação de policiais militares até aquele momento. Criado no ano de 1935, o Centro de Instrução Militar constituía-se numa unidade de ensino que compreendia todos os cursos de formação, o que corresponde atualmente ao CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e a Academia de Polícia Militar (para os cursos de formação e aperfeiçoamento de Oficiais). Entre outros aspectos, pelo período analisado, a obra também traz um recorte da “cultura militar” nas esferas de poder – estratégia amplamente utilizada nos anos de 1930 durante o Governo de Getúlio Vargas.

Cap PM Silvio Rosário

Em conversa com a Força Invicta, o associado Cap PM Silvio Rosário falou de sua motivação para composição da obra. “Percebi a carência de trabalhos acadêmicos sobre a história da nossa Corporação. Observei, é claro, nos estudos voltados à dinâmica da formação do policial militar, e sendo a Polícia Militar da Bahia uma instituição rica em história e bicentenária, acredito que a pesquisa nesta seara possa ajudar a melhorar o serviço finalístico à sociedade baiana”, avalia o Oficial.

Maj BM Paulo Martins

O coautor da produção, Maj BM Paulo Martins, acredita que os estudos possam trazer luz acerca de como se deu o processo de formação de militares, tanto aos novos alunos quanto a população em geral. “A obra tem um alcance não só para as instituições militares, como a Polícia e o Corpo de Bombeiros, mas também para a sociedade civil como um todo, porque ela traz justamente uma abordagem histórica da PMBA, tendo como objeto de estudo a Academia de Polícia Militar e a sua formação. Então, sobretudo para os policiais militares que estão ingressando na instituição, nada mais interessante de que saber suas origens institucionais”.

Cap PM Charles Carqueijo

Nessa perspectiva, o Cap PM Charles Carqueijo reitera que “o objetivo do livro foi o de compreender a gênese das estruturas de nossa formação como policiais militares”. O Oficial expressou ainda que, para além disso, a obra também traduz “as ideologias e interesses políticos que subjazem nossa persona social”.

O exemplar, cujo alcance obteve grande aceitação entre os leitores militares e não-militares, traz em sua composição mensagem do Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Cel PM Paulo Coutinho, prefácio do Cel PM R/R Lázaro Raimundo e comentários externos do Cel PM R/R Antônio Melo. Interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com o Cap PM Silvio Rosário através de seu WhatsApp (71) 98510-1526.

Projeto Estante de Livros

Nascido com a proposta de homenagear o Dia do Escritor, celebrado dia 25 de julho, o Projeto Estante de Livros, que faz parte das ações da Diretoria Social, vem divulgando as obras literárias produzidas pelos filiados da Força Invicta, na perspectiva de disseminar conhecimentos. Para o Maj BM Paulo Martins, a iniciativa da Associação de promover um trabalho como este “é fundamental para que possamos conhecer nossa história e realidade institucional”. Com sentimento de gratidão, o Cap PM Silvio Rosário agradeceu pela indicação do livro sob sua autoria e parabenizou a Força Invicta pela representatividade da categoria. Em seguida, o Oficial ressaltou que “a produção historiográfica na PMBA certamente servirá como tecnologia voltada para o auxílio do planejamento estratégico da corporação, pois não se faz nada sem história e, muito menos, planejamento”.

O Estante de Livros tem periodicidade quinzenal, e por aqui já passaram as obras Catarse, de autoria do Cap PM José Carlos Vaz, e Guarda Pelé, do Maj PM Raimundo Marins.

Você também quer ver sua obra literária aqui nos canais de comunicação da Força Invicta? Entra em contato conosco através do e-mail contato@forcainvicta.com.br.

RELATED POST

Leave a reply

Login Associado

Convênios

Youtube