FORÇA INVICTA RELEMBRA ATUAÇÃO DA PM E DO BM NO SÃO JOÃO DA BAHIA
Uma das maiores festas populares da Bahia este ano será “diferenciada”, um São João sem arrasta-pé, fogueira nem baião. Porém, faremos dele um momento de grandes reflexões sobre as nossas vidas e a importante missão que temos aqui. O grande encontro com a família e amigos no interior ficará para o ano que vem, mas, como todo bom baiano que somos, este ano será marcado pelas boas recordações.
Como os momentos mudam, mas, as lembranças permanecem, a Força Invicta não poderia deixar de homenagear todos os policiais e bombeiros militares da Bahia, reforçando o seu importante papel e atuação nas festas populares em todo o Brasil. No Nordeste, especialmente na nossa querida Bahia, o São João é um evento marcado pela alegria de estarmos juntos, o que não será possível este ano devido a pandemia do novo coronavírus.
Em todos os anos, os policiais e bombeiros militares da Bahia foram fundamentais para a preparação dessa grande festa, sempre com o propósito de garantir a tranquilidade antes, durante e após os festejos. De acordo com informações dos sites oficiais da PM e BM, só no ano passado, foram mais de 1900 bombeiros convocados para os municípios do interior e cerca de 21 mil policiais militares que atuaram na busca incansável para assegurar, à sociedade, momentos de paz com ações de prevenção e defesa civil.
Sempre em sintonia com a polícia militar, os bombeiros militares estiveram presentes atuando nos serviços de primeiros socorros, apoio de viaturas de combate a incêndio, além de busca e salvamento no entorno dos eventos, sem prejuízo do serviço ordinário nas unidades operacionais.
Neste período, tudo já estava pronto e organizado. Campanhas também já reforçavam o compromisso e empenho para que tudo desse certo como, por exemplo, o “São João na corrente do bem”. Os militares sempre estiveram dispostos nos percursos das festas e as bases, assim como as viaturas, permaneceram presentes em locais estratégicos. Sempre com foco na segurança de todos os cidadãos, esses profissionais fizeram parte da história de muita gente.
“Tenho certeza que, seja qual for o momento, o objetivo de toda corporação é atender à sociedade de forma mais segura, célere e precisa possível” reforça o Major PM Copérnico Mota da Silva, presidente da Força Invicta. Para ele e toda a gestão, o diferencial desta profissão está, essencialmente, na sua importante missão – a preservação da Ordem Pública e proteção à vida.
Além de lutar pela garantia dos direitos destes profissionais, reforçar o brilhante papel perante a sociedade é, também, um compromisso da Associação dos Oficiais Militares da Bahia. Porque as boas lembranças servem para nos recordar que é possível fazer tudo novamente com força, coragem e determinação.