OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA TÊM ARTIGO CIENTÍFICO APRESENTADO NO XVI CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO
09 de dezembro de 2024

Intitulado “Inteligência Artificial para Videomonitoramento: Proposta de Implantação de um Sistema que Auxilie na Prevenção Ativa e Reativa dos Afogamentos nas Praias de Salvador/BA”, o artigo dos oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Bahia propõe a implantação integrada do videomonitoramento, da inteligência artificial, de recursos de áudio e dos guarda-vidas na prevenção ativa e reativa ao afogamento.
O estudo, apresentado durante o XVI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, demonstra como a utilização da tecnologia, em uma gestão integrada, pode trazer eficientes soluções para problemas públicos. Segundo os autores, “a implementação dessa solução em Salvador trará diversos benefícios, como a redução do número de afogamentos, a melhoria da eficiência das equipes de resgate e a promoção do turismo seguro. Além disso, a integração com outros sistemas de segurança, como câmeras de vigilância e sistemas de comunicação, permitirá uma gestão mais eficiente da segurança pública na cidade”.
O afogamento, foco central do artigo, é um problema de saúde global que, segundo a Organização Mundial de Saúde, ceifa 236.000 vidas em todo o planeta anualmente. Na Bahia, no período de 2015 a 2019, ocorreram, em média, 465 mortes anuais em consequência do afogamento, e segundo dados da Secretaria de Saúde (SESAB), no período de 2015 a 2023, foi a primeira causa externa de óbitos entre crianças de 01 a 09 anos.
De acordo com o associado Tenente-Coronel BM Luciano Alves, especialista em salvamento aquático, “o afogamento é uma epidemia que tem seu pico de incidência entre os meses de novembro e fevereiro, no qual as crianças são as mais vulneráveis. A prevenção é a grande vacina contra o problema e a tecnologia é uma ferramenta que pode otimizar significativamente o trabalho dos guarda-vidas”.
Para o presidente da Força Invicta, Capitão PM Igor Rocha, “a dedicação e o compromisso desses associados em buscar soluções inovadoras para problemas graves, como o afogamento, mostram a relevância da nossa atuação. Este artigo não só destaca a capacidade técnica dos oficiais, mas também a vontade de fazer a diferença na segurança pública e na proteção das vidas humanas”.
O Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) é um evento científico interinstitucional que busca promover o diálogo entre a Universidade, a Sociedade e as Organizações. O CASI foi criado em 2007 como uma ação interna do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda/RJ. Em 2024, o evento foi realizado presencialmente na cidade de Niterói/RJ, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro.
O artigo científico está disponível para consulta no seguinte endereço eletrônico: http://congressocasi.com.br/anais-3/.